Os projetos e ações para incrementar a economia criativa na Capital nos próximos quatro anos foram o tema da reunião entre a prefeita Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, e profissionais do segmento nesta segunda-feira (15). Na ocasião, a prefeita apresentou os avanços de sua gestão e assinou duas cartas de compromisso.
A prefeita mencionou a viagem que realizou ao Chile para falar da importância de investir na cultura local. “Quando fui discutir a Rota Bioceânica, logo que chegamos recebemos de presente artesanatos local. A cultura é valorizada de uma forma que aqui também vai ser. Na recepção das autoridades também há atrações regionais e é o que a gente vai fazer, e já estamos avançando com a inauguração da Casa da Cultura”, pontuou Adriane.
Durante o encontro os profissionais destacaram pontos que já estão sendo viabilizados pela gestão, como a abertura de espaços para o artesanato local dentro de eventos promovidos pela prefeitura, apoiar feiras que já existem em bairros e estimular a criação de outras voltadas à comercialização de artesanato e implementar oficinas permanentes direcionadas ao setor.
Outros pontos importantes discutidos e ressaltados pela prefeita, foi a conclusão das obras da praça do Artesão (Praça dos Imigrantes), que já conta com um novo processo de licitação sendo preparado, além do Teatro Otávio Guizzo, que já totaliza 40% das obras concluídas.
Ainda segundo a prefeita Adriane, o apoio a projetos culturais de artistas locais e o fomento de eventos e manifestações artísticas são tópicos importantes de seu plano de governo. “Vamos fortalecer o fomento a partir da abertura de editais regulares e critérios transparentes, promover feiras culturais e gastronômicas em todas as regiões da cidade e fortalecer eventos que valorizem a cultura local e a economia criativa”, frisou a prefeita.
Inciativas como a oferta de cursos de capacitação e atualização por meio da Sectur, workshops e oficinas para artistas, produtores e gestores culturais e a continuidade da realização de grandes eventos, como o Festival de Arte e Cultura de Campo Grande, que já ocorrem na Capital, serão ampliados e fortalecidos na próxima gestão de Adriane.
A prefeita ressaltou que as feiras de rua serão verdadeiras vitrines da cultura e artesanato local, ganhando uma organização e estrutura mais moderna, tornando-se mais atrativas ao público, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento econômico local e a valorização da economia criativa.
Além da inauguração da Casa de Cultura e Turismo de Campo Grande no mês passado e que funciona no edifício histórico Mello e Cáceres, na Avenida, o cenário cultural já vem ganhando protagonismo na gestão de Adriane também por meio da revitalização de espaços, como a Morada dos Baís e a requalificação das estruturas do Armazém e da Plataforma Cultural.
Com foco em manter uma exposição permanente do trabalho de artesãos da Capital, será criado o “Museu Arte de Rua”, iniciando pela área central, na Avenida Calógeras entre a Rua Antônio Maria Coelho e a Avenida Mato Grosso. Esse projeto será um espaço para artistas locais e terá uma curadoria temática, contribuindo para a revitalização da área central de Campo Grande, que também passa pela Esplanada Ferroviária, local onde serão reverenciadas as culturas e países que colonizaram a Capital, entre as quais, a japonesa, a árabe e a paraguaia.
“Nós temos mães, arrimos de família, pais que sustentam a sua casa através do artesanato e por isso tenho um compromisso com vocês, que é o de regulamentar as ações de forma que os próximos gestores da cidade não destruam aquilo que nós vamos construir juntos, com regulamentação e com certificação. Eu acredito na economia criativa e na reutilização de muitos produtos que podem ser transformados em artesanato, e nisso nós também queremos avançar”, pontuou a prefeita.