A SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) está concorrendo ao 28º Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). O Projeto NAVIO (Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada) – que está concorrendo na categoria 3 – é uma iniciativa inovadora em Saúde Única que visa ampliar o acesso à saúde nas regiões ribeirinhas e de difícil acesso do Pantanal.
O Projeto NAVIO, parceria firmada entre a SES/MS, Marinha do Brasil, Fiocruz Minas (Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais) e SES/MT (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso), utiliza embarcações adaptadas para levar atendimento médico, odontológico, medicamentos e exames a comunidades que enfrentam obstáculos geográficos para acessar serviços de saúde.
A proposta do projeto visa reduzir as desigualdades no atendimento, com foco em uma população vulnerável que, muitas vezes, está distante dos grandes centros urbanos e das unidades de saúde. Além disso, tem por objetivo o estudo e monitoramento da saúde de populações ribeirinhas dos animais e do ambiente que convivem, analisando também o impacto das mudanças climáticas neste local.
O concurso da ENAP reconhece e premia projetos inovadores que melhorem a gestão pública, promovam eficiência e ampliem o acesso a serviços de qualidade. O voto popular é um dos critérios de avaliação e a SES/MS convida a população a participar, escolhendo a melhor iniciativa por meio de votação online.
A votação já está aberta e pode ser realizada no site da ENAP pelo link: https://enap.gov.br/pt/pesquisa-e-conhecimento/concursos-e-premiacoes/28-concurso-inovacao/votacao. A participação de cada cidadão é fundamental para valorizar projetos que fazem a diferença, como o Projeto NAVIO, que tem impacto direto na qualidade de vida das populações ribeirinhas do estado.