O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do coordenador-geral do Núcleo Permanente dos Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e da Justiça Restaurativa, desembargador Vilson Bertelli, e do coordenador-Adjunto, desembargador José Ale Ahmad Netto, participa do II Encontro dos Nupemecs, realizado em Manaus/AM, nesta sexta-feira, dia 2 de agosto.
No evento serão apreciados e aprovados os Enunciados propostos pelos Nupemec, bem como a reforma do Estatuto do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), e a eleição de sua nova diretoria.
O objetivo do Fórum é promover discussões e levantar boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências.
O Fonamec tem âmbito nacional e é composto pelos coordenadores dos Nupemec dos Estados e do Distrito Federal, e pelos magistrados dirigentes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Com o apoio da atual administração do TJMS, presidida pelo desembargador Sérgio Fernandes Martins, os desembargadores Vilson Bertelli e José Ale têm se empenhado na disseminação dos meios consensuais de solução de conflitos, com o lançamento e implementação de vários projetos, como o Superendividamento, Dívidas Bancárias, Oficina de Divórcio e Parentalidade, Cejusc Saúde e tantos outros que visam tornar o Poder Judiciário Estadual mais próximo da comunidade em geral.
Tantas ações refletem em diversos números positivos. O atendimento dos casos pré-processuais, por exemplo, teve um aumento de mais de 50% na atual gestão e pode ser solicitado pelo site https://www.tjms.jus.br/conciliacao/fale-conosco. O mutirão dos precatórios, por sua vez, proporcionou uma economia para o Estado de Mato Grosso do Sul de mais de R$ 1,2 mi.