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terça-feira, novembro 26, 2024
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Adriane Lopes transforma educação em Campo Grande com investimentos estruturais e humanização

Na gestão da prefeita Adriane (PP), a Educação em Campo Grande passa por uma verdadeira revolução. Em apenas dois anos, sua administração implementou reformas significativas nas escolas, valorizou os profissionais da educação e, acima de tudo, demonstrou um olhar mais humano e cuidadoso com os alunos. 

 A criação de 160 novas salas de aula, reformas e revitalizações  de escolas, através do programa “Juntos pela Escola”, e a inauguração do Centro de Educação Especial Inclusiva, são uma das marcas da gestão da prefeita Adriane. No entanto, mais do que as conquistas na infraestrutura das escolas, a humanização promovida pela prefeita, que sempre teve um carinho especial pelos mais de 110 mil alunos da Rede Municipal de Educação, tem sido fundamental para garantir a oferta de um serviço de excelência aos alunos matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

Um dos exemplos mais significativos dessa abordagem humanizada é a implementação de dietas especiais para alunos com intolerâncias alimentares. Crianças que apresentam intolerância à lactose ou ao glúten agora têm acesso a fórmulas alimentares diferenciadas que atendem suas necessidades nutricionais desde os primeiros meses de vida.

 “Se uma criança não recebe uma alimentação adequada e estímulos nos primeiros anos de vida, isso afeta seu desenvolvimento no Ensino Fundamental. Infelizmente, o investimento em educação infantil e na primeira infância era muito baixo. Eu mudei essa realidade. Comprei brinquedos para as escolas e cuidei da alimentação. Hoje, qualquer um pode verificar a despensa de uma escola e confirmar a qualidade dos alimentos. Fizemos um esforço e hoje levamos às escolas 45 dietas específicas que nossas merendeiras seguem com rigor para oferecer às crianças,” destaca a prefeita Adriane.

A iniciativa da prefeita vai além da simples adequação alimentar; ela garante que cada criança tenha a oportunidade de se desenvolver plenamente e participar das atividades escolares de forma inclusiva. A merenda adaptada não só promove a saúde dos alunos, mas também representa uma economia para as famílias e permite que as crianças compartilhem o momento das refeições com os colegas.

O impacto dessa política é evidente na vida de alunos como Théo Matias da Rosa Almeida, de três anos, que estuda na EMEI Prof. Eloy Souza da Costa, no Jardim Tijuca. Alérgico à proteína do leite, Théo é uma das 450 crianças que recebem alimentação especial nas escolas da Reme. Desde os oito meses, ele lida com essa alergia, mas graças às fórmulas especiais disponibilizadas pela gestão de Adriane, ele pode consumir os nutrientes adequados indicados pelo seu pediatra e participar ativamente das refeições escolares.

“Como ele fica em período integral na EMEI, é essencial que as merendas e lanches tenham esses produtos para que ele receba a quantidade adequada de nutrientes que sua dieta exige. Se não tivesse na escola, quando ele chegasse em casa, ele não conseguiria consumir a quantidade necessária do dia”, diz.

A parceria entre a escola e a família de Théo é um exemplo de como a administração municipal está comprometida em fornecer o melhor para seus alunos. Fernanda acrescenta: “Estamos, em conjunto, fazendo essa parceria para oferecer o melhor para ele, incluindo na merenda a parte diferenciada que ele precisa”, complementa.

As fórmulas e dietas especiais são preparadas por merendeiras que recebem treinamento especializado da Superintendência de Abastecimento Alimentar (Suali). Essas profissionais são orientadas desde a manipulação e armazenamento até o preparo e distribuição dos alimentos, assegurando que cada refeição atenda aos rigorosos padrões de qualidade e segurança alimentar.

Além das fórmulas especiais, a gestão da prefeita Adriane já assegurou a merenda escolar do segundo semestre com a entrega de 180 toneladas de alimentos, incluindo secos, congelados, hortifrutis, ovos, pães e produtos especiais. São 17 cardápios distintos desenvolvidos para atender diferentes necessidades patológicas, distribuídos para EMEIs, escolas urbanas, integrais, agrícolas, do campo e entidades cadastradas no FNDE.

O empenho da prefeita em garantir uma educação de qualidade é evidenciado pela sua aderência ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. Os cardápios são cuidadosamente elaborados por nutricionistas que asseguram uma alimentação saudável e diversificada, respeitando a cultura, tradições e hábitos alimentares locais.

Com medidas inovadoras e uma abordagem ágil, o trabalho da prefeita Adriane está provocando uma profunda transformação na Educação municipal. Nos últimos dois anos, ações eficientes já tiraram 6,6 mil alunos da lista de espera, assegurando-lhes vagas em uma das mais de 200 escolas da Reme, graças à construção de 150 novas salas de aula. A ambiciosa meta da prefeita também inclui a construção de 20 novas escolas em dois anos.

 “A transformação na Educação está em andamento, e estamos fazendo uma diferença real para o futuro de nossas crianças. Encontrei a educação em Campo Grande em uma situação deplorável, com 206 escolas abandonadas. Muitas delas não recebiam manutenção desde sua construção, há 18 a 20 anos. Revitalizei 205 escolas em um ano porque acredito firmemente na Educação”, conclui.

A gestão da prefeita Adriane não foca apenas na infraestrutura, mas adota uma visão holística e humanizada da educação. A reestruturação das escolas, a valorização dos profissionais e a atenção especial dada aos alunos estabelecem um novo padrão para a administração pública. A visão inovadora da prefeita está não só promovendo mudanças imediatas, mas também plantando as sementes para um futuro mais promissor para as próximas gerações.

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