28.8 C
Campo Grande
domingo, novembro 24, 2024
InícioMeio AmbienteReunião do CICOE detalha ações do Governo de MS no combate aos...

Reunião do CICOE detalha ações do Governo de MS no combate aos incêndios florestais no Pantanal

Na manhã desta quinta-feira (25) foi realizada a 12ª reunião extraordinária do CICOE (Centro Integrado de Coordenação Estadual) na sala de Crise do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Campo Grande. A reunião foi presidida pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e foi detalhado o andamento das ações do Governo do Estado para combater os incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, sobretudo no Pantanal Sul-mato-grossense e a organização de recursos já aplicados pela administração estadual, assim como o repasse já feito pela União.

De acordo com relatório do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) da Semadesc, apresentado pelo meteorologista Vinícius Sperling, as condições climáticas no Pantanal continuam a ser uma preocupação significativa devido à seca prolongada e ao aumento do risco de incêndios florestais. Em junho de 2024, todos os 46 municípios analisados registraram chuvas muito abaixo da média histórica, com a maioria dos municípios não registrando precipitação significativa. Já entre os dias 1 e 15 de julho de 2024, dos 44 municípios analisados, 31 registraram chuvas muito abaixo da média histórica, enquanto 13 municípios tiveram chuvas acima da média histórica.

A reunião também abordou a liberação de aquisições de cestas básicas e a tramitação de compras de combustíveis para aeronaves pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). O Cel. Hugo Djan Leite, diretor-geral da Defesa Civil, apresentou o plano de trabalho aprovado pela Defesa Civil Nacional, no valor de R$ 13,5 milhões, destacando que o montante só deverá atender parcialmente as necessidades do Estado, visto que o valor total solicitado ao Governo Federal foi de R$ 46 milhões

“Também discutimos a viabilidade e possibilidade de doação de alimentos para a população ribeirinha do Pantanal. Essas demandas, que estão previstas no plano de trabalho que encaminhamos para a Defesa Civil Nacional, serão levadas ao governador Eduardo Riedel”,  finalizou o secretário Jaime Verruck.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular