Os membros do Laboratório de Inovação do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul (LabJus) reuniram-se na tarde desta terça-feira, dia 16 de julho, com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Fernandes Martins, para discutirem os trabalhos em andamento e a atuação do LabJus como espaço de inovação, teste e implantação de novas ferramentas para facilitar e simplificar rotinas no poder judiciário.
Um dos temas debatidos foi a possibilidade de desenvolver uma inteligência artificial para identificação dos processos por assunto ou ainda a simplificação da linguagem das decisões judiciais também por IA.
Participaram do encontro o juiz auxiliar da presidência, Renato Antônio de Liberali, as juízas Kelly Gaspar Duarte Neves e Joseliza Alessandra Vanzela Turine, além de diretores de secretaria e demais servidores do Tribunal que integram o LabJus.
LabJus
Por meio da Portaria nº 2.085/2021, o Tribunal de Justiça instituiu o Laboratório de Inovação no Poder Judiciário de MS, o LabJus, vinculado à Presidência do TJMS, que tem como responsabilidade elaborar e implementar o programa de gestão da inovação de que trata a Resolução nº 395/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).