Campo Grande sediou nos dias 20 e 21 de junho o Encontro Estadual dos Magistrados. O evento foi realizado no auditório da Esmagis, na sede campo da Amamsul e reuniu diversos juízes e desembargadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul com o tema central Inteligência Artificial.
A conferência de encerramento foi realizada pelo conselheiro do CNMP, Jayme Martins de Oliveira Neto que falou sobre “IA no Poder Judiciário, Independência Judicial e Direitos Fundamentais”.
Durante a abertura do evento, o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, ressaltou os esforços que o Tribunal tem feito para trazer melhorias ao setor de tecnologia.
A conferência magna foi realizada pelo Des. José Edivaldo Rocha Rotondano, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que compartilhou seus conhecimentos com integrantes da magistratura sul-mato-grossense.
Na programação, os temas abordaram a inserção das emoções do Direito e a IA, além dos desafios, oportunidades e uso ético da Inteligência Artificial no judiciário até a saúde mental dos magistrados.
O evento é uma realização da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul) em parceria com o Tribunal de Justiça de MS, por meio da Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) e a Escola Superior da Magistratura de MS (Esmagis).