29.8 C
Campo Grande
sábado, novembro 23, 2024
InícioPolíticaAssembleia LegislativaALEMS comemora os 116 anos da imigração japonesa em solenidade no dia...

ALEMS comemora os 116 anos da imigração japonesa em solenidade no dia 18

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza na próxima terça-feira (18), por proposição do deputado Roberto Hashioka (União), sessão solene em comemoração aos 116 anos da imigração japonesa no Brasil. No evento, será entregue a Comenda do Mérito “Terra do Sol Nascente” a integrantes ou descendentes da comunidade japonesa no Estado. A solenidade será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis, a partir das 19h.

A Comenda “Terra do Sol Nascente” foi instituída, por meio da Resolução 06/2023, proposta pelo deputado Hashioka. A data escolhida para a entrega da honraria é alusiva ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, instituído pela Lei 1.979/1999, e comemorado, todos os anos, em 18 de junho. Conforme Hashioka, a data é uma referência ao dia 18 de junho de 1908, quando o primeiro navio (Kasato Maru) com imigrantes japoneses aportou no Brasil.

De acordo com a Resolução, a Comenda será concedida pela ALEMS a pessoas integrantes ou descendentes da comunidade japonesa e a entidades que tenham prestado relevantes serviços à sociedade. Cada deputado proponente da sessão poderá indicar até três personalidades ou entidades. Os demais parlamentares poderão fazer uma indicação cada.

Terra Sol Nascente

O nome da Comenda, conforme explica o deputado Roberto Hashioka, na justificativa do projeto, remete à etimologia da palavra “Japão”, que é origem do sol ou onde o sol se origina.

“O Japão recebeu esse nome durante a Dinastia Sui (589 – 618 d.C.), influenciado pela cultura, pois quando os povos orientais olhavam para o leste do globo terrestre, onde o Japão está localizado, eles enxergavam a direção do amanhecer e, dessa forma, eles passaram a chamá-lo de ‘Terra do Sol Nascente’, motivo pelo qual a bandeira japonesa apresenta um círculo vermelho representando o astro”, informa o parlamentar.

Por: Redação | Fonte: Assembleia Legislativa – MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular