Comemorações tiveram início em agosto, com uma missa na Catedral da Sé, e se estenderão até outubro, mês de aniversário da missão no país.
Segundo ramo da Família Paulina, idealizado pelo Bem-Aventurado Tiago Alberione, com a colaboração da Venerável Irmã Tecla Merlo, as Filhas de São Paulo, ou Irmãs Paulinas, congregação fundada na Itália em 1915, levaram a missão para fora do país de origem, primeiramente ao Brasil, quando, em 21 de outubro de 1931, desembarcou no porto de Santos (SP) a irmã Dolores Baldi. Dá-se, então, o marco inicial da missão das Irmãs Paulinas no Brasil.
Instaladas em São Paulo, mais precisamente na Vila Mariana, as Irmãs Paulinas iniciaram seu trabalho imprimindo e difundindo materiais de evangelização e espiritualidade. Mas, de acordo com a orientação visionária de Tiago Alberione, buscaram levar o Evangelho por todos os meios de comunicação acessíveis na época. Em 1934, trouxeram para o Brasil a ideia de uma revista para a família, com assuntos variados. Assim surgiu a revista Família Cristã, que, por 86 anos, teve sua versão impressa e, hoje, migrou para o virtual, tornando-se um portal de informação da família.
Além de São Paulo, as Paulinas estão presentes em todas as regiões do Brasil, totalizando 31 livrarias, que são pontos de encontro e de evangelização, pois oferecem, além de livros e produtos religiosos, cursos e eventos, muitos virtuais, em função da pandemia.
Hoje, a Paulinas é uma entidade múltipla, com publicações em áreas díspares, como Espiritualidade, Catequese, Psicologia Educacional e Familiar, Comunicação, Sociologia, Filosofia e Teologia, além de documentos da Igreja, biografias, estudos acadêmicos e Literatura Infantojuvenil.
Além disso, com a criação da gravadora Paulinas-Comep, surgiram ícones da música católica, como o padre Zezinho, Cantores de Deus, padre Fábio de Melo, Ir ao Povo, Vida Reluz, Adriana Arydes e tantos outros.
O futuro – Como o mundo da comunicação vive um momento de transição do físico para o virtual, as Paulinas cumprem sua missão de utilizar todos os meios para evangelizar e estão presentes de forma ativa nas redes sociais, seja com lives e cursos, seja com posts e campanhas. Assim, você encontrará as Paulinas em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e tantas outras.
Como disse irmã Marlene Konzen, superiora provincial das Paulinas no Brasil, “a trajetória das Irmãs Paulinas é marcada pelos grandes desafios da modernidade: da composição manual à editoração eletrônica, do vinil à música digital, do telefone à internet, e dos pontos de venda às livrarias virtuais”.
Campanha – As celebrações de comemoração dos 90 anos de presença das Irmãs Paulinas no Brasil tiveram início, como foi dito, com uma missa celebrada no dia 8 de agosto na Catedral da Sé, em São Paulo, pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. A campanha alusiva à data tem como slogan: “Paulinas – 90 anos de caminhada no Brasil – Vocação, Palavra e Missão”.
Em cada mês, um dos elementos do tripé será ressaltado, sendo que, em agosto, a Vocação é o tema, com lives vocacionais e ações nas livrarias, como a distribuição, para os clientes, de um marca-página com um QR code que dá acesso gratuito ao e-book “Tecla Merlo: Mulher forte”, sobre vocação.
Em setembro, quando se comemora o Mês da Bíblia (que as Irmãs Paulinas ajudaram a criar, há 50 anos), o tema será a Palavra. A celebração segue com lançamento de livros sobre o tema do Mês da Bíblia (“Carta aos Gálatas”) e sobre seus 50 anos (“Mês da Bíblia – Memórias, desafios e perspectivas”). Além disso, será feita uma campanha de descontos para os clientes todas as quartas-feiras do mês. Os visitantes da livraria ainda ganharão, de presente, um marca-página com um QR code que dá acesso a um e-book grátis, com curiosidades da Bíblia, chamado “A Bíblia esclarece”.
Em outubro, mês do aniversário, falaremos da Missão Paulina, com lives especiais, publicações nas redes sociais e mais um marca-página com um e-book grátis, inspirado no Apóstolo Paulo, chamado “365 dias com a ternura de Paulo”.
Se levarmos em conta a máxima de que “o caminho é mais importante que o destino”, a caminhada de 90 anos das Irmãs Paulinas renderam frutos e as prepararam para o futuro, sempre cumprindo a missão de “viver e comunicar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, com os meios de comunicação social”.