Primeiro resultado do MS Day em Nova York (EUA), o Estado irá receber um empreendimento inovador na produção de colágeno orgânico. A empresa, focada no mercado dos EUA, já possui planta no interior paulista, mas agora vai apostar em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o presidente da empresa, Felipe Chaluppe, Mato Grosso do Sul se mostrou apto a receber o investimento na “planta inovadora de colágeno”, como ele mesmo classifica, pois mostrou ser um local que se alinha ao plano de negócios da empresa – além da PeptPure, Felipe também está à frente da InterGanics, do ramo de alimentos, bebidas e nutracêuticos.
“O evento que participamos (MS Day) foi de bastante impacto e, agora, confirmamos nossa transferência, nosso novo investimento”, destaca Chaluppe, acrescentando ainda que é uma grande satisfação poder fechar este novo negócio, recebendo todo o suporte do Governo do Estado.
Atrativos e o produto
Entre os atrativos sul-mato-grossenses destacados, está a política pública de desenvolvimento econômica dentro de preceitos de sustentabilidade. Projetos como o MS Carbono Neutro e a Lei do Pantanal fazem parte dessa política, tanto que a pecuária pantaneira, conhecida por ser sustentável e orgânica, foi um dos principais alicerces nessa atração.
O colágeno orgânico é extraído do couro do animal e, assim, quanto mais ‘verde’ a produção, maior o índice de sustentabilidade e a probabilidade de atração de investidores de olho nessa tendência global de mercado. Outro aspecto que favoreceu na atração do negócio foi a cadeia produtiva do boi, por exemplo, com ampla rede de frigoríficos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Jaime Verruck, o próximo passo para chancelar a chegada da PeptPure ao Mato Grosso do Sul está nas tratativas com relação a incentivos fiscais, licenciamento e busca de área adequada no município de Terenos para a fábrica ser erguida.
Agenda dinâmica
O segundo dia do MS Day Internacional em Nova York teve reuniões com cinco empresas, entre elas a BTG Pactual. O governador Eduardo Riedel apresentou à instituição financeira os projetos de desenvolvimento do Estado, incluindo as PPPs (Parceria Público-Privada) e possibilidades de negócio em diferentes setores.
“Neste segundo dia (segunda-feira) tivemos várias reuniões em Nova York. Terminamos com a BTG Pactual, que é uma instituição que pode nos apoiar em projetos públicos importantes no Estado, assim como financiar empresas que estão indo ao Mato Grosso do Sul para investir e gerar empregos”, disse o governador.
Riedel destacou que nesta oportunidade apresentou os números positivos e o bom ambiente de negócios do Estado. “Conversamos aqui com o André Esteves (BTG Pactual) e seus sócios, onde podemos passar a eles um pouco desta percepção sobre o Mato Grosso do Sul e assim podemos compreender como o mercado está enxergando nosso Estado”, destacou.
O governador ponderou que o foco continua sendo gerar novas oportunidades de investimentos, para ampliar empregos e melhorar a renda do sul-mato-grossense. “Temos um crescimento de 5% a 6% ao ano e precisamos dar oportunidades às pessoas, é isto que estamos fazendo aqui”.
O presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen também participou das reuniões e fez sua avaliação sobre os encontros. “Iniciamos o dia no Bank of América e levamos a apresentação do Estado, para que possamos avançar em projetos que atendem o setor industrial, na busca de recursos com juros internacionais. Também nos reunimos com a BTG e estamos otimistas nas nossas propostas”, descreveu.
Duzentos empresários dos mais diversos ramos participaram em Nova York, o berço da economia norte-americana e mundial, de um jantar temperado pela troca de expertise e a apresentação de oportunidades em solo sul-mato-grossense.
Após o jantar, outro encontro de negócios reservado com Chaluppe foi realizado pela comitiva sul-mato-grossense, que é encabeçada pelo governador Eduardo Riedel, definindo a instalação da empresa em Mato Grosso do Sul.
MS Day
Com um cenário positivo para atrair novos negócios, o Governo de Mato Grosso do Sul realiza o MS Day Internacional, que acontece em Nova York entre os dias 12 e 17 de maio de 2024.
O evento faz parte da Brazilian Week, semana com discussões sobre desafios do cenário internacional e da economia brasileira. Foram quatro meses de preparação para a agenda formada por reuniões com instituições bancárias, fundos de investimento, empresários globais e câmaras de comércio. A apresentação de projetos gira em torno principalmente das áreas de meio ambiente e infraestrutura, incluindo rodovias e ferrovias.
O MS Day é uma marca criada pelo Governo do Estado e pela Fiems para apresentar as potencialidades de Mato Grosso do Sul. A primeira edição foi realizada em agosto do ano passado em São Paulo (SP), com participação de mais de 400 empresários na sede da CNI (Confederação Nacional da Indústria). O evento culminou no anúncio da prospecção de R$ 5,5 bilhões em novos investimentos para o Estado.