27.8 C
Campo Grande
segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioPrefeituraPrefeita celebra fato de o Dia D mobilizar campo-grandenses para a vacinação contra...

Prefeita celebra fato de o Dia D mobilizar campo-grandenses para a vacinação contra a gripe

No sábado (11) foi realizado o Dia D de vacinação contra a gripe em Campo Grande. Com pontos de imunização disponíveis em 12 locais estrategicamente distribuídos pelo município, incluindo unidades de saúde, shoppings e supermercados, a mobilização é a oportunidade da população se proteger contra a doença.

A abertura do Dia D aconteceu na USF Marabá, localizada na Região Urbana do Prosa. Como uma forma de chamar a atenção da comunidade, a unidade organizou diversas atrações, principalmente para as crianças, com a distribuição de geladinho, algodão doce e até pastel para quem se vacinou. E teve a presença do casal Zé e Maria Gotinha, sucesso entre os presentes.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, reforçou o chamamento para que a população se vacine, considerando que o município vive um aumento de doenças respiratórias, incluindo a gripe, que tem sobrecarregado os serviços de saúde, tanto públicos quanto privados.

“É fundamental que a população se vacine para se proteger do vírus que tem circulado de maneira intensa em nosso município, ocasionando o adoecimento das pessoas e, consequentemente, gerando uma lotação das nossas UPAs e hospitais. Diante disso, é muito importante se vacinar contra a gripe para evitar os casos graves, internações e mortes”, diz.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, enfatiza a natureza altamente contagiosa da influenza, uma infecção viral aguda que pode desencadear epidemias sazonais e pandemias globais. “A influenza é uma doença que pode ocasionar internações e levar as pessoas a óbito. Por isso reiteramos a necessidade das pessoas se vacinarem e intensificarem os cuidados com adoção das chamadas medidas não farmacológicas, como higienização adequada das mãos, evitar aglomerações e exposição desnecessárias, sobretudo entre os bebês, e fazer o uso da máscara em caso de sintomas”, complementa.

A dona de casa Marluce Santos, 62 anos, foi uma das centenas de pessoas que aproveitaram o Dia D de sábado para se vacinar. “A vacina é muito importante pra gente evitar a doença. Hoje eu fiquei sabendo que a unidade estaria funcionando e corri pra cá pra aproveitar”, disse.

Assim como a dona Marluce, Vânia Escarrilha, 32 anos, também sabe da importância da vacina e trouxe os seus filhos, Pedro e Sofia, de 4 e 8 anos, para se vacinar. “A gente fica preocupada com a saúde dos nossos filhos e a vacina ajuda a evitar que eles fiquem doentes. Por isso eu sempre trago eles para se vacinarem”, comentou.

Desde 2 de maio, a campanha de vacinação foi aberta para toda a população acima de seis meses, em resposta ao crescente número de casos de síndromes respiratórias. Isso resultou em um triplo aumento na procura diária pela vacina, com algumas unidades registrando até 300 atendimentos diários, em comparação com a média anterior de 80 a 100. Até o momento, 105.266 pessoas foram vacinadas em Campo Grande.

Este ano, a vacina oferecida pelo SUS protege contra três cepas do vírus, de acordo com a Instrução Normativa nº 261, de 25 de outubro de 2023, da Anvisa: A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09, A/Thailand/8/2022 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular