A garantia de segurança contra riscos de incidentes na rede elétrica em áreas urbanas requer um trabalho conjunto entre a concessionária de energia e cada Prefeitura. Um projeto desenvolvido pela Agência Estadual de Regulação (AGEMS) em parceria com a Energisa MS leva orientação e conscientização aos Municípios sobre as obrigações e os cuidados com o plantio e a poda de árvores próximas às redes.
Encontros técnicos com prefeitos e secretários da área de serviços urbanos aconteceram na região Leste e vão ser levados a outras regiões de Mato Grosso do Sul.
Plantio e poda
O foco dos eventos é reunir os representantes responsáveis por esse tema para dialogar, discutir, esclarecer sobre a legislação e alinhar as ações necessárias quanto se trata tanto do plantio, quanto da poda de árvores próximas à rede de energia elétrica.
A responsabilidade pela poda normalmente é compartilhada entre a concessionária, a quem cabe a manutenção da rede, e os órgãos públicos municipais, que cuidam da arborização urbana.
A empresa de energia é responsável pela poda dos galhos que representam risco para a rede elétrica. Os órgãos municipais cuidam da poda estética e da saúde das árvores.
O cuidado, no entanto, deve começar já no planejamento do plantio.
Diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales. “É importante o município ter um plano de arborização, que direcione o plantio de espécies adequadas para convivência harmônica com as instalações elétricas, com árvores de pequeno porte que não alcançarão a altura da rede de energia”, destaca o diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales. “Os impactos provocados pelos efeitos da mudança climática têm causado, em todo país, situações de risco e queda no fornecimento de energia. Por isso, cada vez mais é preciso ter ações preventivas que minimizem os riscos de incidentes”.
Legislação e trabalho integrado
A poda de árvores urbanas próximas à rede de energia é regulamentada por legislações específicas, que variam de acordo com o município e o estado. Essas leis têm como objetivo principal garantir a segurança da população e a integridade da infraestrutura elétrica.
A rede segura evita acidentes como curtos-circuitos, interrupções no fornecimento e até mesmo incêndios causados por galhos em contato com os fios.
As leis e outros regulamentos sobre esse tema geralmente estabelecem diretrizes e procedimentos a serem seguidos, como distâncias mínimas entre a árvore e a fiação elétrica, critérios para a realização da poda, autorizações necessárias e penalidades em caso de descumprimento das normas. “Todas essas informações precisam ser bem conhecidas e aplicadas nos municípios”, reforça Matias Gonsales.
Cidadão consciente
O cidadão também pode contribuir para a segurança na rede elétrica urbana. Fique atento às dicas:
Caso tenha uma árvore onde você reside, em que exista a necessidade de poda, busque a prefeitura municipal da sua cidade ou Corpo de Bombeiros – se houver situação emergencial eles acionarão a Distribuidora em caso de necessidade de apoio em função da rede elétrica.
Se os galhos de árvores estiverem em conflito com a rede elétrica, entre em contato pelos canais de atendimento oficiais da concessionária de energia. Ela vai avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.