Na manhã desta sexta-feira (26), iniciou o 2º Simpósio de Tecnologia na Saúde, promovido pela Coordenadoria-Geral de Suporte em Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde (CGSTI-SESAU) de Campo Grande. O evento, realizado no auditório do SEBRAE, reúne profissionais renomados de todo o país para discutir a evolução e conquistas em tecnologia da informação na saúde municipal.
A abertura do evento contou com a participação da prefeita, Adriane Lopes, que ressaltou os avanços na área de tecnologia e na instrumentalização dos serviços de saúde. No último ano, foram investidos cerca de R$ 10 milhões na compra de novos equipamentos para as unidades de saúde de Campo Grande.
“A Prefeitura prioriza a evolução na área de tecnologia e inovação, reconhecendo os desafios existentes no setor da saúde. Em vez das equipes ficarem inertes em dificuldades, elas optaram por adotar uma postura proativa, se concentrando em soluções inovadoras. Então, o Executivo entende que os serviços de saúde, embora complexos, apresentam amplas oportunidades para melhorias significativas”, disse a prefeita que completou enfatizando que existe o compromisso e visão de modernizar o parque tecnológico da Secretaria Municipal de Saúde.
“Houve a incorporação de mais de 2 mil novos computadores em diversas unidades, além de outros equipamentos. Este é apenas o começo. E a Prefeitura irá buscar avanços tecnológicos e melhorias operacionais, trabalhando em conjunto com todos os níveis da administração para alcançar resultados efetivos e duradouros”, pontuou.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, enfatizou a importância da troca de experiências e da implementação de ferramentas para a melhoria dos serviços de saúde. “A tecnologia em saúde está avançando rapidamente. Este simpósio, que reúne profissionais com expertise em todo o país, mostra que Campo Grande está focada nessas soluções”, afirmou.
Durante a manhã, foram realizadas palestras com Dra. Betina Durovni, Dra. Valeria Saraceni e Dr. Roberto Rangel, que apresentaram ferramentas implementadas na Vigilância em Saúde e no serviço de Urgência e Emergência do Rio de Janeiro (RJ), fundamentais durante a pandemia de Covid-19 e na retomada dos serviços.
À tarde, o simpósio continuou com palestras sobre diversos temas relacionados aos serviços de saúde de Campo Grande, incluindo a implementação do sistema Helper, o prontuário eletrônico inteligente nas unidades de urgência e emergência.
O evento, que pode ser acompanhado online, promove discussões e compartilhamento de experiências para impulsionar a aplicação da tecnologia na área da saúde, contribuindo para uma gestão mais eficiente e para o atendimento de qualidade à população.
Histórico do Simpósio
A primeira edição do Simpósio, realizada em 2023, teve como tema “10 anos em 1”, visando discutir projetos de utilização da tecnologia da informação para aprimorar os serviços prestados à população usuária do SUS. O evento contou com a participação de palestrantes da Secretaria Municipal Saúde de Campo Grande e FIOCRUZ, reunindo mais de 400 participantes de todo país, presencialmente e online. O link para acompanhamento é: [https://www.youtube.com/live/Qm01FM4ccFI?si=p3mJkkilXckMg8Gw].