29.8 C
Campo Grande
sábado, novembro 23, 2024
InícioPrefeituraAdriane Lopes participa de simpósio sobre avanços na implementação de ferramentas de...

Adriane Lopes participa de simpósio sobre avanços na implementação de ferramentas de tecnologia na saúde

Na manhã desta sexta-feira (26), iniciou o 2º Simpósio de Tecnologia na Saúde, promovido pela Coordenadoria-Geral de Suporte em Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde (CGSTI-SESAU) de Campo Grande. O evento, realizado no auditório do SEBRAE, reúne profissionais renomados de todo o país para discutir a evolução e conquistas em tecnologia da informação na saúde municipal.

A abertura do evento contou com a participação da prefeita, Adriane Lopes, que ressaltou os avanços na área de tecnologia e na instrumentalização dos serviços de saúde. No último ano, foram investidos cerca de R$ 10 milhões na compra de novos equipamentos para as unidades de saúde de Campo Grande.

“A Prefeitura prioriza a evolução na área de tecnologia e inovação, reconhecendo os desafios existentes no setor da saúde. Em vez das equipes ficarem inertes em dificuldades, elas optaram por adotar uma postura proativa, se concentrando em soluções inovadoras. Então, o Executivo entende que os serviços de saúde, embora complexos, apresentam amplas oportunidades para melhorias significativas”, disse a prefeita que completou enfatizando que existe o compromisso e visão de modernizar o parque tecnológico da Secretaria Municipal de Saúde.

“Houve a incorporação de mais de 2 mil novos computadores em diversas unidades, além de outros equipamentos. Este é apenas o começo. E a Prefeitura irá buscar avanços tecnológicos e melhorias operacionais, trabalhando em conjunto com todos os níveis da administração para alcançar resultados efetivos e duradouros”, pontuou.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, enfatizou a importância da troca de experiências e da implementação de ferramentas para a melhoria dos serviços de saúde. “A tecnologia em saúde está avançando rapidamente. Este simpósio, que reúne profissionais com expertise em todo o país, mostra que Campo Grande está focada nessas soluções”, afirmou.

Durante a manhã, foram realizadas palestras com Dra. Betina Durovni, Dra. Valeria Saraceni e Dr. Roberto Rangel, que apresentaram ferramentas implementadas na Vigilância em Saúde e no serviço de Urgência e Emergência do Rio de Janeiro (RJ), fundamentais durante a pandemia de Covid-19 e na retomada dos serviços.

À tarde, o simpósio continuou com palestras sobre diversos temas relacionados aos serviços de saúde de Campo Grande, incluindo a implementação do sistema Helper, o prontuário eletrônico inteligente nas unidades de urgência e emergência.

O evento, que pode ser acompanhado online, promove discussões e compartilhamento de experiências para impulsionar a aplicação da tecnologia na área da saúde, contribuindo para uma gestão mais eficiente e para o atendimento de qualidade à população.

Histórico do Simpósio

A primeira edição do Simpósio, realizada em 2023, teve como tema “10 anos em 1”, visando discutir projetos de utilização da tecnologia da informação para aprimorar os serviços prestados à população usuária do SUS. O evento contou com a participação de palestrantes da Secretaria Municipal Saúde de Campo Grande e FIOCRUZ, reunindo mais de 400 participantes de todo país, presencialmente e online. O link para acompanhamento é: [https://www.youtube.com/live/Qm01FM4ccFI?si=p3mJkkilXckMg8Gw].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular