Com objetivo de fortalecer parcerias e acompanhar a formatação de novos projetos estratégicos de Mato Grosso do Sul, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), através da Diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro e Ouvidora, Cristiane Leite marcou presença no 1° Fórum Concessões e PPPs em Infraestrutura Social realizado, na Arena B3, em São Paulo/SP.
“Além de proporcionar uma oportunidade única de aprendizado sobre os aspectos que devem ser levados em consideração para impulsionar as PPPs [Parcerias Público-Privadas] de infraestrutura social no Brasil, também tivemos a oportunidade de conhecer alguns cases em execução no cenário nacional, os estudos de pré-viabilidade em MS, além de ampliar e fortalecer parcerias em âmbito nacional. Participação positiva que marca um passo significativo da atuação regulatória”, pontua a diretora, Rejane Monteiro.
A Ouvidora Cristiane Leite enfatizou que a participação no evento foi uma excelente oportunidade para aprofundar o entendimento sobre as modalidades de contrato e desenvolvimento de parcerias entre os setores público e privado. “Ótima oportunidade para conhecermos os modelos de PPPs e concessões que vem sendo adotados no Brasil, uma capacitação técnica de altíssimo nível, especialmente nas áreas de educação e saúde que é algo tão novo no contexto nacional”, detalha.
Em sua primeira edição, o Fórum Concessões e PPPs em Infraestrutura Social reuniu mais de 30 palestrantes de diversas regiões do país, distribuídos em seis painéis orientados pelo tema central: Saúde, Educação, Segurança e Operações de transformação urbana. O evento contou com a participação da Secretária de Parcerias Estratégicas de Mato Grosso do Sul, Eliane Detoni que apresentou além dos resultados da primeira PPP de esgotamento sanitário do país, os estudos de pré-viabilidade na área de infrasocial no estado.
O 1° Fórum Concessões e PPPs em Infraestrutura Social foi promovido pelo PSP Hub, centro de pesquisa e estudos dedicado a questões de infraestrutura e urbanismo em mercados emergentes, em parceria com a Hiria, empresa de soluções em conteúdo educacional executivo do mercado brasileiro, e co-realização pela Bolsa de Valores (B3), uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo.