Com pouco mais de 20 meses de mandato, a prefeita Adriane Lopes (PP) manteve o foco na segurança pública do Município e convocou 376 candidatos aprovados no Concurso da Guarda Civil Metropolitana, totalizando 103 a mais do que a previsão inicial publicada no Edital, que era de 273 vagas. Neste período, a prefeita vinha buscando destravar questões burocráticas e assegurar recursos para que todos os aprovados fossem chamados.
Nessa quarta-feira (13), os 57 remanescentes do Concurso foram convocados, em mais uma decisão assertiva. Antes disso, antes mesmo da última chamada, Adriane Lopes recebeu os candidatos em reunião onde foi tratada sobre a possibilidade. Atenta às necessidades do setor, a Prefeita iniciou tratativas junto às pastas pertinentes para aumentar o efetivo, com intuito de gerar qualidade de vida aos cidadãos campo-grandenses e alunos de escolas da Rede Municipal de Educação (Reme), que se beneficiam ao terem equipes da GCM realizando diuturnamente a segurança com as Rondas Escolares. É prioridade na Educação e na Segurança.
“Nós fizemos ajustes dentro do prazo legal e estudamos a data que poderíamos chamar os candidatos. O sonho de qualquer prefeita ou prefeito é atender as reivindicações de todas as categorias. Mas antes disso, a administração precisa cumprir uma série de travas jurídicas e burocráticas para a tomada de decisão. Temos buscado agir com bastante responsabilidade e cautela, principalmente para não gerar expectativas que não possam ser cumpridas diante de impedimentos administrativos. Assim como esse grupo, outros setores querem respostas, que a gente procura dar com responsabilidade, dentro do que podemos cumprir. A gestão é feita com responsabilidade, e por isso em alguns casos agimos com toda a cautela até conseguirmos encontrar uma solução, como essa convocação ”, explica a prefeita sobre as tratativas para a convocação consolidada nessa quarta.
“São pais e mães de famílias, e que certamente irão contribuir com a segurança pública de Campo Grande”, enfatiza Adriane, que também implementou neste ano, a Base Móvel, presente em diversos bairros da Capital, para atendimento às comunidades mais vulneráveis.
O cumprimento do compromisso com a categoria e o empenho em convocar esses homens e mulheres que anseiam por um trabalho demonstra, mais uma vez, que fazer gestão com responsabilidade, competência, respeito e com foco na população é a marca de Adriane Lopes. “Eu não vim para prometer, mas para administrar e atender aos anseios tanto da população quanto dos servidores, mas dentro do que a máquina pública e a lei nos permitem. Cada avanço e conquista dentro de Campo Grande está sendo feita com responsabilidade e é isso que a população espera de um gestor.”
Ao saber da convocação, Hector Gewehr Reinheimer ficou animado e, ao mesmo tempo, grato. “A prefeita nos recebeu em reunião, atendeu a gente com muita clareza e ouviu a nossa solicitação. Estamos imensamente agradecidos, é um passo muito importante para a segurança pública do município, para a educação e uma notícia positiva para nós que pedimos a convocação dos remanescentes para a prefeita Adriane”, disse.
O Concurso da Guarda Civil Metropolitana teve o edital publicado em 2020 com 15.330 inscritos. Foram 388 classificados e os candidatos convocados ao longo do período passaram pelas seis fases, com a última – classificatória e eliminatória – tendo duração de quatro meses com formação técnica-profissional.