32.8 C
Campo Grande
terça-feira, novembro 26, 2024
InícioPolíticaAssembleia LegislativaProjeto de Lei de busca padronização de botijões de gás no Estado...

Projeto de Lei de busca padronização de botijões de gás no Estado de Mato Grosso do Sul

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 43/2024, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), a proposta estabelece no Estado de Mato Grosso do Sul, que o titular da marca inscrita em botijão reutilizável de gás liquefeito de petróleo (GLP) engarrafado, não poderá impedir a livre circulação do produto ou a sua reutilização, ainda que por empresa concorrente, ou criar, por meio de marca, vínculo artificial com o consumidor de maneira a impedir a plena liberdade de adquirir o produto da empresa de sua escolha.

A medida pretende padronizar o botijão reutilizável para que seja de uso comum para todos os produtores, observando ainda que o botijão tenha sido regularmente colocado no mercado e adquirido por consumidores, revendedores ou produtores.

Embora cada distribuidora possa ser identificada pela marca forjada em botijões, o consumidor não está obrigado a adquirir o gás exclusivamente na distribuidora, ou seu revendedor, titular dessa determinada marca.

O consumidor que, em determinado momento é proprietário de um botijão com a marca X, pode adquirir gás da distribuidora titular da marca Y. Esta deve receber o botijão vazio com a marca X, entregando o outro cheio com a sua marca Y ao consumidor.

“Nossa proposta pretende assegurar a liberdade da iniciativa privada, a liberdade do mercado, garantindo que qualquer empresa envasadora de gás liquefeito de petróleo engarrafado possa encher, embalar ou ainda reutilizar, de modo a garantir a livre circulação do produto”, frisou o autor.

Assinam como coautores do Projeto de Lei os deputados Gerson Claro, Londres Machado e Marcio Fernandes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular