25.8 C
Campo Grande
quarta-feira, novembro 27, 2024
InícioPrefeituraPrefeita presta homenagem e EMEI passa a se chamar Professora Therezinha Mandetta...

Prefeita presta homenagem e EMEI passa a se chamar Professora Therezinha Mandetta Trad

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), prestou homenagem à professora alfabetizadora Therezinha Mandetta Trad, que empresta o nome à EMEI (Escola de Educação Infantil) Aero Rancho, a partir desta quarta-feira (6). Com sua trajetória, a educadora marcou o ensino na Capital.

Para a mudança da nomenclatura, um projeto de lei foi sancionado pela prefeita Adriane Lopes em 10 de janeiro deste ano. A unidade tem 190 alunos matriculados do grupo 1 ao 3 e os atende de forma integral. Além do Bairro Aero Rancho, a escola atende ainda moradores dos bairros Guanandi e Tijuca.

Com a presença de familiares da professora – que faleceu em 23 de fevereiro do ano passado, da prefeita, do secretário municipal de Educação Lucas Henrique Bitencourt, da comunidade escolar e pais dos alunos, houve uma cerimônia simbólica para a alteração no nome na unidade escolar.

Filha de Therezinha, Fátima Trad falou em nome da família. “Me sinto muito orgulhosa e acho que foi uma consagração para minha mãe, porque ela se dedicou a vida inteira à educação, alfabetização, que era o forte dela. E se dedicou passando otimismo, paciência, todas as qualidades possíveis que uma professora pode ter.”

Segundo a prefeita, é necessário eternizar o nome de pessoas que contribuíram com a educação de Campo Grande. “A educação é a alma de uma sociedade e nós entendemos isso. Nós estamos passando e o futuro dessa cidade está nas mãos desses pequenos alunos que vão crescer. O nome dela vai ficar marcado, sim, na educação da Capital. E o poder público trabalha neste sentido, para contribuir para que isso seja uma constante na nossa cidade. Para que depois que nós passarmos, outros venham, ou outras, e deem continuidade nesse trabalho que está sendo feito.”

De acordo com o secretário Lucas Bittencourt, é necessário evidenciar que a educação é prioridade. “Educação é a base para qualquer sociedade, sem a qual, não podemos avançar. E quando falamos na professora Therezinha Mandetta Trad, é isso que ela fez, ela deixou um legado na educação do Mato Grosso do Sul. E nada mais justo do que condecorar esse momento tão especial.”

Conforme a diretora da unidade escolar, Elisangêla Melo, é gratificante ter um nome associado à instituição, que acolhe crianças com um trabalho de qualidade. “Nós temos compromisso com a infância e qualidade na educação, e ter um nome de uma professora, uma mulher com legado, com uma história forte de tradição na cidade e também na educação é muito bom. Ela sempre esteve presente nos momentos da EMEI”.

Auxiliar de serviços gerais, Flávia Alves tem três netos matriculados na EMEI. Ela acompanhou o evento e considerou uma boa homenagem. “A mudança é bem válida, merecida, gostei dessa alteração”.

A auxiliar administrativa Viviane Martins tem um filho de dois anos que estuda na EMEI desde o berçário. “Acho que a mudança do nome torna uma referência melhor. Porque antes a EMEI levava só o nome do bairro e agora é o nome de uma personalidade que marcou o ensino na cidade, uma mulher como nós, forte, de história. Então eu acho bem bacana. Acho que dá uma referência mais forte”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular