Na tarde desta segunda-feira, 26 de fevereiro, foi realizado o segundo Gabinete de Integração na Central de Processamento Eletrônico (CPE) no prédio do Centro Integrado de Justiça (Cijus), no centro de Campo Grande. O presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Sérgio Fernandes Martins anunciou melhorias, avanços tecnológicos e entregou premiações e homenagens no setor que é destaque nacional em inovação.
Esta segunda edição do Gabinete de Integração na Central de Processamento Eletrônico homenageou a dedicação dos servidores que nos primeiros três anos da Central foram pioneiros na implantação e no sucesso deste cartório eletrônico que se tornou modelo reproduzido em diversos outros tribunais do país.
O presidente Sérgio Martins enalteceu em sua fala o trabalho monumental executado pela CPE e citou as implantações de melhorias na Central, em funcionamento há 10 anos, como forma de reconhecimento da relevância dos serviços prestados.
“A tradição, que vem do respeito as coisas que já foram feitas, e que devem ser mantidas, ela não é uma adoração às cinzas, ela é uma manutenção do fogo, e é com base nesta frase que nós devemos ressaltar a tradição e o fogo que está sendo perpetuado por aqueles que iniciaram esse pioneirismo, in memoriam, pela dedicação da servidora Conceição Pedrini” destacou o presidente.
O juiz Olivar Augusto Coneglian, diretor da CPE, agradeceu as diversas melhorias implantadas para a equipe da Central, em especial ao anúncio da criação de um Selo de excelência exclusivo aos servidores da CPE. Assim, quando setores atingirem índices de excelência a serem mensurados, os servidores receberão benefícios.
O presidente do Tribunal entregou em mãos o prêmio nacional recebido pela CPE, de 1º lugar em Inovação na Gestão, conferido a Central de Processamento Eletrônico do TJMS por ocasião da 4ª edição do Prêmio de Inovação na Gestão J.EX, realizado em novembro de 2023 em Brasília. Também foi entregue uma placa em homenagem aos pioneiros da CPE.
Entre as ações deste Gabinete de Integração, houve o anúncio da criação da coordenadoria do Sitra (Sistema de Intimação por Telefone), muita aplaudida pelo público, além do retorno e ampliação de ginástica laboral, curso de brigadistas de incêndio e a implantação de robôs para rotinas no Renajud e na busca de endereços. Além disso, está sendo finalizado o robô que automatizará editais e a comunicação do Sinic. A expectativa é de que estas ferramentas de automação judicial sejam entregues em no máximo dois meses.
O evento contou com a presença da juíza diretora do Foro dos Juizados Especiais da Capital, Elizabeth Rosa Baisch; do juiz auxiliar da presidência, Renato Liberali, o qual coordena a relação da presidência com a Central, também se fizeram presentes a juíza Sandra Artioli; o juiz José Kaster Franco; a diretora da secretaria judiciária de primeiro grau, Silvana Martins Silva de Carvalho, coordenadores e servidores da CPE.
O primeiro Gabinete de Integração da Central de Processamento Eletrônico foi realizado em 14 de fevereiro de 2023. Tanto o primeiro quanto este segundo Gabinete de Integração da administração do TJMS para o biênio 2023/2024 buscou homenagear toda a equipe que torna a CPE um modelo de excelência no Poder Judiciário de todo o país.
Saiba mais
Reconhecida nacionalmente como o “Cartório do Futuro”, a atuação da CPE do TJMS começou pelas varas de execução penal do Estado e alcançou as varas dos juizados de comarcas do interior, além das varas da justiça comum.
O projeto pioneiro no Brasil começou a chamar a atenção de outros tribunais, que constantemente visitam o Poder Judiciário de MS em busca de mais detalhes sobre o funcionamento do cartório 100% eletrônico que já foi copiado em vários estados brasileiros.