26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, novembro 28, 2024
InícioGeralCâmara de Vereadores de Porto Alegre já aprovou criação de frente parlamentar...

Câmara de Vereadores de Porto Alegre já aprovou criação de frente parlamentar para discutir “tarifa zero” no transporte coletivo urbano

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, já aprovou, nesta semana, o requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero no transporte coletivo urbano da cidade, de autoria da vereadora Karen Santos (PSOL). A capital gaúcha saiu na frente na questão da atenção à modicidade tarifária como fator essencial para mobilidade urbana.

Depois da ação dos deputados federais, os vereadores porto-alegrenses aprovaram a criação da frente parlamentar para organizar a discussão a respeito da tarifa de ônibus com movimentos sociais, entidades, parlamentares e sociedade civil e construir uma proposta coletiva de Tarifa Zero para a cidade de Porto Alegre.

Na justificativa, o requerimento destaca que a Tarifa Zero é uma realidade em mais de 100 municípios do Brasil e é uma forma de direcionar subsídios locais e federais para o acesso e mobilidade da cidade à toda população. “Incentivar o uso do transporte coletivo é fundamental para diminuir o trânsito na cidade, diminuir a poluição e o impacto ambiental, indo ao encontro de uma vida mais sustentável”, trouxe o documento.

Em manifestação após a aprovação, Karen saudou a aprovação e pontuou que a Tarifa Zero “não é apenas possível, mas também uma necessidade”. “A Tarifa Zero é uma proposta alternativa e viável, não apenas por aliviar o bolso da população, mas também por promover uma cidade mais inclusiva e sustentável. Porto Alegre precisa se inspirar no exemplo de quem já adota essa medida (como a própria cidade de São Paulo, com implementação parcial) e demonstrar seu comprometimento com soluções inovadoras para os desafios urbanos contemporâneos”, disse.

Ela lembra que a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 25/2023) propondo a criação de um Sistema Único de Mobilidade e instituindo contribuições para o custeio do transporte público coletivo. Quando prefeita de São Paulo, em 1991, Erundina implantou cinco linhas gratuitas de ônibus na zona leste da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular