Após receber 313.316 turistas ao longo do ano passado, muitos dos quais para os festejos do fim de ano, Bonito, considerado o principal destino do ecoturismo em Mato Grosso do Sul e um dos principais do mundo, já começou a colher os péssimos frutos provocados pelo excesso de visitantes.
A PMA (Polícia Militar Ambiental) multou em R$ 180 mil um atrativo turístico, cujo nome não foi revelado, que desrespeitou limite máximo de pessoas durante as comemorações de Natal e de Ano Novo.
A equipe de fiscalização constatou inúmeras condutas degradantes na APP (Área de Preservação Permanente), tais como o pisoteamento da vegetação, acesso de turistas ao Rio Formoso pelas margens, danificando a APP e acesso ao rio com garrafas de vidro e latas de alumínio, bem como com alimentos industrializados.
Os policiais militares ambientais ainda identificaram poluição sonora, pisoteio em cachoeiras, desrespeito à capacidade máxima de lotação, desrespeito ao limite máximo de veículos na área, precariedade ou ausência de placas de advertência e proibição de degradação ambiental, ampliação das atividades e de infraestrutura sem autorização do órgão competente, além de extração de vegetação em APP em área paralela à calha do Rio Formoso.
Segundo o comando da PMA em Bonito, as fiscalizações ambientais continuam em andamento e mais proprietários devem ser notificados e multados pelo cometimento de crimes contra a natureza no município.