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domingo, novembro 24, 2024
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Uber é favorável ao uso do ar-condicionado nas corridas sem taxa extra e cita onda de calor

A plataforma de corridas por aplicativo Uber emitiu um comunicado favorável ao uso do ar-condicionado durante as viagens sem o pagamento de taxa extra pelos passageiros. A questão é alvo de discussões frequentes em redes sociais entre passageiros e motoristas, sendo que em Campo Grande já virou até caso de briga.

Em setembro de 2023, um homem registrou o momento em que foi ameaçado com um facão por um motorista de aplicativo após discussão sobre o uso do ar-condicionado em um dia em que a temperatura chegou aos 36ºC. As sucessivas ondas de calor que Mato Grosso do Sul enfrenta desde a primavera aumentam o número de pedidos para ligar o ar-condicionado.

De um lado, os clientes esperam corridas mais agradáveis e em alguns casos até aceitam pagar a mais pelo conforto térmico, enquanto do outro lado, os motoristas de aplicativo reclamam da baixa remuneração dada pelas plataformas e alegam que a conta no fim do dia não fecha se o aparelho ficar ligado.

Na nota emitida pela Uber, não fala em obrigação do motorista em ligar o aparelho, mas faz alerta sobre as atitudes que podem impactar na avaliação dos usuários, o que pode levar a perda de benefícios. No texto, a empresa afirma que o ar-condicionado é um “requisito” para cadastro de um carro na plataforma em qualquer modalidade de corrida e que é previsto no Código da Comunidade a manutenção para garantir o funcionamento de todos os itens do automóvel, incluindo o ar-condicionado.

“Diante das recentes ondas de calor, a atenção a esse ponto torna-se ainda mais importante como forma de assegurar a saúde e o bem-estar tanto de motoristas parceiros como de seus passageiros. Dessa forma, é esperado que durante as viagens o ar-condicionado seja utilizado, em todas as modalidades de viagem, para proporcionar temperatura confortável para ambos ao longo do trajeto”, afirmou o texto.

Além disso, a empresa alerta que as viagens que “não atendem às expectativas” dos clientes, como no uso ou não do ar-condicionado, podem impactar diretamente o motorista, já que os usuários podem: cancelar a viagem; reportar a situação à plataforma; e considerar a insatisfação na hora de avaliar o motorista.

As baixas avaliações feitas pelos clientes podem levar a perda de acesso a produtos especiais com média de avaliações mínima, como o Uber Comfort, o Uber Black e o VIP. A Uber reforça que é proibida a cobrança de qualquer valor adicional aos passageiros em nome da empresa. É considerada violação às regras de segurança do Código da Comunidade fazer cobranças fora da plataforma. A atividade pode levar à desativação da conta do motorista.

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