O senador Nelsinho Trad participou do lançamento do Programa de Inteligência Artificial na Educação, no auditório do Bioparque Pantanal, neste sábado (9), em Campo Grande. Durante o evento, mil bolsas de estudos foram distribuídas pelo IPIIA-MS (Instituto de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial). O parlamentar falou sobre o futuro da inteligência artificial na educação para professores. “O educador vai ter que dominar a inteligência artificial e usá-la para aprimorar o ensino em sala de aula, ter como aliada no processo dos novos pilares de aprendizagem”, comentou o senador Nelsinho Trad.
Com local superlotado, o parlamentar comentou sobre a evolução da tecnologia e o impacto da inteligência artificial na sociedade. “É com grande entusiasmo que me junto a vocês no lançamento do Programa de Inteligência Artificial na Educação, uma iniciativa pioneira do IPIIA-MS, aqui no coração do Bioparque Pantanal. Quem vem aqui se apaixona. Este é um momento histórico para Mato Grosso do Sul e para o futuro da educação tecnológica no Brasil”, disse.
Para o senador Nelsinho Trad, é gratificante a iniciativa do instituto. “A oferta de mil bolsas para cursos na área de tecnologia é um passo significativo para capacitar nossa juventude para as demandas do amanhã. Hoje, gostaria de falar sobre um tema revolucionário e extremamente relevante: a Inteligência Artificial, ou IA, na educação. Em um mundo onde a tecnologia avança rapidamente, é essencial entender como a IA está transformando o ensino e a aprendizagem.”
A IA oferece inúmeras possibilidades para enriquecer a educação. Primeiramente, segundo o senador Nelsinho, ela permite personalizar o conteúdo e o ritmo de cada aluno, garantindo que todos possam aprender de maneira eficaz, respeitando suas individualidades. Além disso, a IA auxilia os professores, facilitando a correção de tarefas e a gestão de atividades, liberando mais tempo para que se dediquem ao ensino propriamente dito.
Um aspecto fundamental da IA na educação é sua capacidade de fornecer novos insights sobre como os alunos aprendem. “Imagine uma sala de aula onde cada aluno tem um tablet com um programa especial de matemática. Este programa é um pouco como um professor inteligente que sabe exatamente o que cada aluno precisa aprender. Quando um aluno trabalha no programa, ele presta atenção em como o aluno resolve os problemas. Digamos que um aluno esteja tendo dificuldade com frações. O programa percebe isso. Então, o programa começa a mostrar mais exercícios sobre frações para esse aluno. Ele faz isso de um jeito que não é muito difícil nem muito fácil para o aluno. Se o aluno acerta os exercícios, o programa diz que ele está indo bem e traz novos desafios. Se o aluno erra, o programa ajuda, mostrando como resolver de um jeito mais fácil. Enquanto isso, o professor da turma recebe informações do programa. Ele pode ver onde cada aluno está indo bem ou tendo dificuldades. Assim, o professor sabe como ajudar melhor cada aluno na sala de aula.”
Para descontrair, segundo o senador Nelsinho Trad, ouviu de um aluno. “Professor já estou aprendendo? Eu vi um i, então acho que estou no caminho certo”, disse.