O 16º Jogos dos Servidores, organizado pela Prefeitura de Campo Grande, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (Funesp), foi um verdadeiro sucesso com a participação de mais de mil servidores municipais em diversas modalidades. As equipes vitoriosas comemoraram e receberam medalhas e troféus durante evento de premiação realizado no auditório do Paço Municipal nessa sexta-feira (01).
A prefeita Adriane Lopes destacou que os jogos visam incentivar a prática esportiva, a recreação e o lazer dos servidores municipais. Ela parabenizou todos os participantes e disse que em 2024 boas surpresas serão realizadas.
“Estamos trabalhando dia após dia para que Campo Grande avance em todas as áreas do poder público municipal. E em especial na valorização dos nossos servidores e essa integração é muito importante para que a gente saia da ‘caixinha’ do trabalho e através do esporte, faça novas amizades, tenha saúde e espírito competitivo”, disse a prefeita.
Conforme o diretor-presidente da Funesp, Maicon Luis Momand, o propósito de promover a integração, o intercâmbio e o lazer entre os servidores públicos municipais foi alcançado. “Os jogos dos servidores deste ano foram um sucesso, pois tivemos, 13 modalidades, participação de 20 secretarias e órgãos da Prefeitura e o mais importante, tivemos mil servidores inscritos. Isso demonstra que os servidores estão aptos a sair de seus escritórios, de suas salas e daquela rotina do dia a dia para um ambiente diferente, para confraternizar, e, ao mesmo tempo, promover esse hábito da atividade física como promoção da qualidade de vida”.
Os jogos começaram em outubro com naipes masculino e feminino nas seguintes modalidades: damas, xadrez, tênis de mesa, bozó, dominó, truco ponto acima, sinuca, voleibol, basquete 3 X 3, futebol society (18 a 40 anos), futebol society (41 anos acima) e futsal.
Solidariedade
O 16º Jogos dos Servidores também incentivou a solidariedade com doações e arrecadação de brinquedos para futura distribuição às crianças carentes via Fundo de Apoio a Comunidade(FAC). Para a prefeita Adriane Lopes, a atitude de todos os servidores com as doações é exemplar. “Além da pática de esporte, tivemos essa arrecadação de brinquedos e quero agradecer a cada um dos servidores que contribuíram. Além de ser Natal, temos a comunidade do Mandela que passou por um incêndio e possui muitas crianças que poderão ser contempladas. Parabéns aos servidores que entenderam esse espírito voluntário e contribuíram com Campo Grande.”
O diretor-presidente da Funesp, Maicon Luis Momand, pontuou que a arrecadação veio por meio das inscrições nos jogos. “Nós arrecadamos com a inscrição um brinquedo de cada participante. Os servidores fizeram as doações e contribuíram com essa causa nobre para fazer mais feliz o Natal de nossas crianças em situação de vulnerabilidade social.”
Servidores aprovam
A professora Jéssica Sayuri, Barbosa Bonetto, de 38 anos, faz parte da equipe de voleibol da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ela destaca que sempre participa dos jogos e que este ano a organização foi show. A equipe dela ficou em primeiro lugar.
“É sempre muito divertido participar dos jogos. Eu jogo há 8 anos e sempre na modalidade de voleibol. Esse ano a gente conseguiu montar duas equipes da Semed, agregar pessoas novas que não tinham jogado em nenhum campeonato. Então acho que isso é muito válido. A gente faz essa integração e os jogos deste ano cumpriram esse papel. Foi bem legal”, finalizou a professora que também enfatizou o maior número de mulheres participando este ano.
Bruna Carolina, de 33 anos, é agente de saúde e todo ano monta time de futsal. Ela diz que representou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e que a equipe ficou em terceiro lugar.
“Jogamos mais um ano, e o melhor com a mesma equipe. Esse ano conseguimos uma boa posição e nos próximos jogos a meta é conquistar o primeiro lugar. A nossa equipe é muito boa e estamos juntas desde 2019. Nós também agregamos novas jogadoras e isso é muito legal.”
Bruna afirma que organização foi excelente e que aguarda o próximo ano. “De todos os anos que participei, esse foi um dos mais bem organizados, inclusive até com a questão da premiação. Nos anos anteriores a gente não teve essa oportunidade. Acho que os jogos deveriam ser algo mais explorado durante o ano inteiro. Nós gostamos desse tipo de evento, e precisamos sair um pouco da rotina de trabalho”.
Antônio de Jesus Charupá, de 55 anos, jogou futsal pelos veteranos. “Nós representamos o Gabinete da Prefeita e montamos nosso time muito rápido, porque não mais tempo. Fizemos a inscrição em cima da hora e ainda conseguimos ficar em terceiro lugar.”
O motorista Valdemir Ferreira, de 67 anos, participou da modalidade sinuca e ficou em primeiro lugar. “Fomos campeões pela Secretaria de Assistência Social. Foi muito divertido e eu gostei bastante. Ano passado ficamos em segundo e esse ano veio o primeiro lugar. Estou bem contente.”
O agente de endemias, Roberval de Souza, de 47 anos, pontua que montou uma equipe de basquete as pressas, e que um dos jogadores nunca tinha jogado o esporte e foi ensinado sobre as regras um dia antes da partida. E mesmo assim a equipe conquistou o segundo lugar.
“Acho que o CCZ ainda não teve representatividade no basquete. Montamos rapidamente a equipe e um dos jogadores entrou sem saber de nada. Eu indaguei a ele se tinha vontade de participar e com o sinal positivo, ensaiamos as regras e os passes. Fizemos inscrição no último dia, e ainda assim tiramos o segundo lugar”, disse ele, que também elogiou os jogos.
“Eu achei muito bacana, pelo fato de eu participar a primeira vez. Os jogos dos servidores se assemelham muito com os jogos abertos, a estrutura é maravilhosa, eu gostei muito. Eu fiquei encantado com a organização, e no próximo ano vamos entrar para ser o primeiro lugar, finaliza.