Os integrantes da FPIZ (Frente Parlamentar Invasão Zero), proposta pelo deputado estadual Coronel David (PL), tomaram posse, nesta quarta-feira (29), no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), para compor a mesa diretora integrante dos trabalhos de conciliação e resolução para os crimes de invasão de terra em Mato Grosso do Sul.
Fazem parte da FPIZ os deputados estaduais Coronel David, Antonio Vaz (Republicanos), Jamilson Name (PSDB), João César Mattogrosso (PSDB), João Henrique Catan (PL), Junior Mochi (MDB), Lia Nogueira (PSDB), Lucas de Lima (PDT), Mara Caseiro (PSDB), Márcio Fernandes (MDB), Neno Razuk (PL), Paulo Corrêa (PSDB), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo (Podemos), Rafael Tavares (PRTB), Renato Câmara (MDB), Roberto Hashioka (União Brasil) e Zé Teixeira (PSDB).
Durante os próximos anos, a FPIZ vai desempenhar a missão de trabalhar para prevenir, conciliar e atuar pela busca de solução a problemas decorrentes de conflitos no campo, pois, conforme dados da Famasul, somente neste ano foram 145 registros de invasões de propriedades rurais em Mato Grosso do Sul.
Coordenador da FPIZ, o deputado estadual Coronel David destaca a importância da agropecuária como uma das principais bases econômicas para o desenvolvimento do Estado e ressalta que possíveis invasões de terra podem levar a conflitos violentos. “Esse entrave leva à insegurança jurídica e inquietação aos produtores sul-mato-grossenses. Isso pode impactar de forma negativa nossa economia”, pontuou.
A FPIZ foi aprovada por unanimidade em 7 de novembro e tem como principal objetivo discutir, propor soluções e supervisionar a implementação de políticas públicas para combater invasões de propriedades, tanto em áreas rurais quanto urbanas do Estado.
Coronel David entende que a Assembleia Legislativa não pode ficar ausente desta discussão. “Seremos os mediadores entre o agronegócio, comunidades indígenas, sem terra, que estão envolvidos nesta questão para que a gente possa, através do Parlamento, ser um grande condutor e levando paz e tranquilidade para o campo. Vamos discutir, vamos buscar soluções, vamos entender a posição e o papel de cada um desses integrantes naquilo que a gente quer alcançar que é a paz e a tranquilidade no campo”, falou.
A cerimônia de posse contou com as presenças do presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP), do 1º secretário deputado Paulo Corrêa (PSDB), da secretária-adjunta de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza da Silva, além de representantes da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Famasul, Acrissul, sindicatos rurais, ASPNP (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce), e representantes indígenas e do MST (Movimento Sem Terra).
O deputado estadual Coronel David revela que, nas conversas preliminares, há um sentimento compartilhado por todas as partes envolvidas, mostrando interesse em estabelecer equilíbrio e resolver os conflitos fundiários de maneira harmoniosa. “É crucial que a Assembleia Legislativa adote esse papel mediador para garantir a paz, respeitando a lei e os princípios constitucionais. Espero que a Casa de Leis possa chegar a um entendimento satisfatório para que Mato Grosso do Sul não se torne um território de invasões, o que não seria benéfico para ninguém”, concluiu.