Levantamento feito pelo site Teletime revela que Campo Grande é a 15ª capital brasileira em quantidade de antenas 5G de 3,5 GHz no País com 1,77 antena para cada 10 mil habitantes. Na pesquisa, também é levado em conta a renda média mensal em salários mínimos e a Capital tem renda média mensal de 3,4 salários mínimos, conforme dados de 2021 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Foi anunciado recentemente pela a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que o 5G de 3,5 GHz já está disponível em mais 432 cidades. Porém, a maioria das antenas ERBs estão localizadas em capitais de maior renda como Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre, que possuem renda média de 5,1 salários mínimos em 2021.
Segundo o levantamento, o 5G está liberado para instalação em 2.024 cidades do País, mas, apenas 267 delas possuem antenas com a rede 5G SA, considerada a mais rápida disponível. Já a média nacional é de 2,01 antenas a cada 10 mil habitantes.
Brasília é a líder com 3,76 antenas para cada 10 mil moradores e renda média de 5,1 salários mínimos em 2021. Ainda conforme a pesquisa, a baixa quantidade de antenas afeta diretamente a qualidade da conexão 5G. De acordo com a Anatel, as antenas cobrem de 30% a 40% da área urbana das cidades onde há 5G disponível.
Ainda de acordo com a Anatel, 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis. De acordo com a, com essa nova tecnologia, as comunicações terão capacidade para transmissão de altas taxas de dados e em baixa latência, com segurança e confiabilidade.