29.8 C
Campo Grande
segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioEventosPresidente do TJMS participa da abertura de congresso de Academias de Letras

Presidente do TJMS participa da abertura de congresso de Academias de Letras

Campo Grande é a Capital da Literatura. Tudo porque está sediando o Congresso Nacional das Academias Estaduais de Letras 2023, no Bioparque Pantanal, em um evento que reúne Academias de Letras de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal.

O evento é organizado pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), com apoio da Academia Brasileira de Letras (ABL), e o Des. Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS e acadêmico ocupante da Cadeira 32 da ASL, participou da abertura do congresso na manhã desta quinta-feira.

O objetivo do congresso é apoiar a literatura e a formação no campo da educação, por meio das discussões acadêmicas, com temas como a literatura brasileira e a importância das Academias Estaduais de Letras para o incentivo às atividades da educação, leitura e atividades literoculturais como um todo.

Assim, serão dois dias de palestras, discursos, discussões, diálogos, reflexões, reuniões e mesas-redondas para que os participantes discutam a importância das Academias Estaduais de Letras para o incentivo às atividades de educação, leitura e atividades literoculturais; saltos e quedas da literatura em função da tecnologia e da inteligência artificial; a contextualização da atual fragmentação caótica de textos na internet; a literatura como suporte das manifestações culturais entre os estados; pautas voltadas as inter-relações das oficiais Academias Estaduais de Letras; além de fazer uma reflexão sobre possibilidades da difusão da literatura no país e mesa redonda para discutir a literatura.

Além do presidente do TJMS, prestigiaram a solenidade de abertura o governador Eduardo Riedel; o presidente da ASL, Henrique de Medeiros; o secretário estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC), Marcelo Miranda; o diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes Pinto; a vice presidente ASL e ex-senadora, Marisa Serrano; entre outros.

Para o presidente da ASL o evento é um investimento que não é apenas em MS, mas também no Brasil, pois reúne diversas autoridades e profissionais da literatura brasileira para troca de conhecimentos. “Nesses dois dias estão reunidas grandes mentes, academias de cada estado para discutir o que está sendo feito no Brasil, o que pode ser feito para se ter uma troca de informações para um melhor resultado”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular