26.8 C
Campo Grande
sábado, setembro 28, 2024
 
 
InícioPolíticaAssembleia LegislativaMara Caseiro participou da 6ª Semana de Avaliação das Escolas do Legislativos...

Mara Caseiro participou da 6ª Semana de Avaliação das Escolas do Legislativos na ONU

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, participou junto a fundadora e presidente de honra da Escola do Legislativo, Marlene Figueira, secretária de Recursos Humanos da 6ª Edição da Semana de Avaliação das Escolas do Legislativos (SAEG). O evento aconteceu na sede das Organização das Nações Unidas, em Genebra.

Mara Caseiro explicou o projeto que tem a intenção de implantar aqui em Mato Grosso do Sul. “Meu projeto tem o objetivo de fazer a capacitação das entidades do terceiro setor de Mato Grosso do Sul, por meio de cursos promovidos pela Escola do Legislativo. Temos nossas instituições e associações que fazem um trabalho que busca entender o bem-estar da sociedade, vulnerabilidade, dificuldades e neste sentido, por meio da Escola do legislativo, estabelecer parcerias para levarmos qualificação para estas instituições e entidades para que possam colocar em prática, com os cinco objetivos de desenvolvimento sustentável a serem atingidos erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação”, detalhou.

A deputada também falou das ações implementadas pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, desde que ela assumiu a presidência. “Nossa escola é bastante antiga, Marlene Figueira é a nossa presidente de honra, pois foi ela quem implantou a escola em 2003, há 20 anos, retomamos, e o primeiro trabalho foi o 37º Encontro da ABEL, que foi um sucesso com 19 escolas participando, agora também estamos fazendo a capacitação e qualificação dos nossos servidores, também realizei atividades de cidadania, estimulando interatividade entre a Assembleia Legislativa e a comunidade com a campanha de doação de sangue; e agora iniciamos o curso de Libras, que obteve uma grande adesão, por último lançamos o I Concurso de Redação para todas as Escolas do Ensino Médio, com 17 objetivos sustentáveis, estamos também retomando o Parlamento Jovem, um projeto de extrema importância”, concluiu.

Marlene Figueira, que fundou a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, relatou sua experiência. “Foi muito positivo e interessante, a nossa Assembleia Legislativa, e o nosso Estado do Mato Grosso do sul, foi um destaque. Levamos o nome do Estado, por meio da Casa de Leis. Estou envolvida nesse trabalho, sou a percursora, apresentei esse projeto [Escola do Legislativo] e por isso fomos convidados para apresentar um projeto dentro da SAEG. A deputada Mara Caseiro apresentou um projeto que atende os cinco itens sustentáveis e que foi muito bem acolhido. Ela veio aqui apresentar ideias e levará também devido a partilha trará ideias para implementar aqui, se for possível”, declarou.

“Achei interessante a disponibilidade dela para entender e conhecer contatos com pessoas do Brasil, e o Tribunal de Contas do Ceará, conversou com todo mundo, com os gestores e chefes que estavam lá, porque quem criou essa semana deu esse espaço à deputada. Fui assessorando, ela queria que eu estivesse com ela, pelos anos que fiquei a frente da Escola da Legislativo e integrando a ABEL. O projeto dela é para conferir assistência às mães em vulnerabilidade, ela entende que o terceiro setor precisa de ajuda para administrar e poder capacitar essas mães”, explicou Marlene Figueira.

SAEG

A 6ª Edição da SAEG foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro, pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), do Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Do acesso ao bem-estar social e à justiça para todos, a pauta do evento está na Agenda 2030, que — através dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas — funciona como uma bússola para o fortalecimento da paz universal com mais liberdade, mais direitos humanos, menos pobreza e desigualdades.

Participam do evento organizações dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de organizações dos Tribunais de Contas e dos Ministérios Públicos de 18 estados (e Distrito Federal) de todas as regiões do País, nos três níveis federativos, em 23 escopos distintos de cooperação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular