A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) encaminhou requerimento à Prefeitura de Dourados questionando o estado de conservação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município após constatar, em visita às unidades, as condições degradantes dos prédios com rachaduras e mofo nas paredes, infiltração, encanamentos expostos e também vazamentos, além das instalações elétricas colocando em risco a segurança dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
No documento, a deputada solicita que sejam esclarecidas quais as últimas reformas realizadas e quando foram feitas, principalmente nas unidades do Jardim Maracanã, Vila São Pedro, Altos do Indaiá e Panambi; quais recursos foram transferidos pelo Governo do Estado, em 2022, para reforma das UBSs e por qual razão as obras ainda não foram iniciadas.
“Em minhas visitas verifiquei as condições dos locais e todos estão insalubres e indignas, até mesmo se fosse um local de tratamento de animais. É impensável que uma pessoa doente e fragilizada possa encontrar nesses locais um ambiente adequado para tratamento e recuperação. É impossível aguentar o odor fétido que toma conta das estruturas dos postos de saúde. A situação é tão assustadora que encontramos até urubus vivendo no prédio da unidade da Vila São Pedro. As condições são degradantes e ferem a dignidade dos usuários do SUS”, enfatizou a deputada.
Lia Nogueira solicitou que o Ministério Público Estadual (MPE) intervenha, que analise as fotos e vídeos, encaminhados por meio do requerimento e que também visite as unidades para constatar todas as irregularidades encaminhadas e verificar as inadequações dos prédios públicos destinados ao tratamento de pessoas.