O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP/MS) participou do lançamento do Programa “MS Qualifica”, do Governo do Estado, nesta segunda-feira (2). O programa firma convênios com o “Sistema S” para promover a qualificação profissional da população e, assim, preencher as vagas de empregos em diversos setores e, para colaborar com a iniciativa, o deputado destinou R$ 300 mil em emendas parlamentares para a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).
“Esse convênio vai garantir a qualificação para aqueles que têm o interesse de melhorar a sua habilidade profissional, que vai alcançar mais de 13 mil pessoas. Isso trará um adicional de qualidade nos serviços prestados. É muito bom participar de uma cerimônia, sabendo que Mato Grosso do Sul caminha para frente, melhorando suas habilidades de qualificação”, destacou o parlamentar.
Conforme divulgado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o objetivo é promover a capacitação profissional, inclusão e acesso ao emprego. Desta forma, aumenta a renda da população e abre oportunidade para quem está fora do mercado de trabalho. Para cumprir este objetivo serão celebradas parcerias com a Funtrab, com o Senai, Senac, Senar e Sebrae para realização de cursos de qualificação nas áreas da indústria, comércio, serviços e meio rural.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou que a gestão não quer apenas promover uma simples vaga de emprego para os cidadãos, mas também qualificação e condições de crescimento em todos os setores da economia local. “Isso muda o patamar de renda e de nível da nossa sociedade. A Bancada Federal que tem recursos importantes à disposição e se a gente também tiver a capacidade de articular com cada parlamentar, olhando o Estado como eles conhecem, vamos potencializar e muito o uso desses recursos para o bem da nossa população”, enfatizou Riedel.
MS Qualifica
Lançado em maio deste ano, o programa tem como foco preencher vagas abertas no mercado de trabalho, que só não são ocupadas por falta de capacitação dos trabalhadores. Com a assinatura destes convênios, a intenção é qualificar 13.409 profissionais, com cursos profissionalizantes gratuitos.
Nesta etapa o investimento previsto é de R$12,5 milhões, com a oferta de 851 cursos de qualificação, que vão atender as demandas do mercado de trabalho. O cronograma segue em vigência máxima até dezembro de 2025.