O deputado estadual Coronel David (PL) homenageia profissionais da área da segurança, homens e mulheres que se destacaram no desenvolvimento de suas atividades profissionais na defesa da população, com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Coronel PM Adib Massad. A solenidade acontece nesta terça-feira (3), às 19 horas, no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa.
A honraria foi instituída pelo Poder Legislativo por meio da Resolução 31 de 2017, de autoria do deputado estadual Coronel David (PL), presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social da Casa de Leis.
Os homenageados indicados por Coronel David são: desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva; ex-secretário de Segurança, dr. Wantuir Francisco Brasil Jacini; superintendente da PRF, João Paulo Bueno; PRF, Fábio Roberto Sodré; delegada Ana Cláudia Medina; delegado, Carlos Delano de Souza; delegado, Roberto Gurgel de Filho; tenente-coronel da Polícia Militar, Edson Guardiano de Oliveira, tenente-coronel da Polícia Militar, Rigoberto Rocha da Silva; tenente-coronel da Polícia Militar, Vinícius de Souza Almeida; major, Ronaldo Lopes da Silva; major, Rafael Custódio Alves, S1 Vanderley Ramires Escobar; STRR Valdecir Baez de Vaz; ST PM Gilberto Rodrigues de Souza; 2º sargento Marcelino Baez; 2º sargento Diogo Rodrigues Moreira; 2º sargento Ivan Souza Andrade; cabo Paulo Rodrigo Rodrigues dos Santos; diretor penitenciário, Maycon Roslen de Melo; policial penal, Richard Dias.
Adib Massad
Conhecido por sua atuação na fronteira de Mato Grosso do Sul, o coronel Adib Massad nasceu em Cáceres (MT) no dia 22 de abril de 1929. Ele iniciou a carreira policial em 1953, quando ingressou na Polícia Militar de Mato Grosso. Três anos depois, tornou-se delegado em Cáceres. Também foi delegado em Poxoréu, Rondonópolis e Dom Aquino, no norte do Estado, e em Jardim, Paranaíba e Porto Murtinho, ao sul.
Na região de fronteira de Mato Grosso do Sul, Adib esteve no comando do antigo GOF (Grupo de Operações de Fronteira), hoje Departamento de Operações de Fronteira (DOF), em Dourados, na década de 1990. Nesse período, ganhou notoriedade por sua atuação no combate ao crime organizado. Coronel Adib faleceu no dia 3 de março de 2021, aos 91 anos.
“Sou eternamente grato ao Coronel Adib e tive muita sorte de ingressar na carreira policial e tê-lo como exemplo de honra e valor”, afirma Coronel David.