Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (19) cumpriu três mandados prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão em Dourados e Douradina em busca do “cabeça” de uma quadrilha de traficantes de cocaína.
Conforme nota da assessoria da PF, os mandados foram emitidos pela Justiça Estadual Criminal de Dourados e “as investigações recaem sobre grupo criminoso que enviava grandes quantidades de drogas para grandes cidades da região Sudeste do País e tiveram início em 2022 com um flagrante de 500 quilos de cocaína sendo transportados em caminhão frigorífico”
A operação foi denominada “AKÔ, que é a tradução da linguagem Guarani do apelido do principal investigado do grupo, conhecido pelo apelido de “cabeça”.
A PF não confirmou, mas a única apreensão do gênero no ano passado ocorreu em meados de setembro quando a Polícia Rodoviária Federal em Dourados interceptou uma carreta que trasportava carne suína e encontrou 539,9 quilos de cocaína.
A droga, segundo o motorista preso à época, seria levada para São Paulo mas por conta do alto teor de pureza, a suspeita era de que o destino final seria a Europa.
O caminhão, que havia sido carregado com carne e cocaína em Dourados, tinha placas de Douradina. Os mandados desta terça-feira, quando até um helicóptero da PRF foi utilizado, foram cumpridos nestas duas cidades.