Em comemoração aos 124 anos de Campo Grande, a Prefeitura Municipal realizou uma homenagem a 30 personalidades da Guarda Civil Metropolitana (GCM), sociedade civil e militar, com a entrega da Medalha José Antônio Pereira. A honraria é destinada a homenagear e reconhecer relevantes serviços ou apoios prestados a GCM da Capital, por personalidades que se destaquem pelas ações benéficas à população campo-grandense. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (05), no Auditório do Paço Municipal.
A honraria foi entregue pelo Secretário Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Anderson Gonzaga e pela prefeita Adriane Lopes, que também foi homenageada pela Medalha José Antônio Pereira. “Me sinto honrada em receber essa medalha, porque como cidadã, considero o trabalho da GCM excepcional, visto com uma referência nacional pelo serviço prestado. A Prefeitura tem se empenhado em valorizar cada vez mais o atendimento da Guarda com a convocação de servidores para o efetivo, reforma de bases das gerências operacionais das sete regiões de Campo Grande e investimentos na capacitação de seus operadores. Campo Grande é uma cidade pujante, que cresce a cada dia e nosso foco é o desenvolvimento social e econômico. Por isso, vamos manter sempre nosso compromisso também no investimento da segurança e conto com o apoio de todos vocês”, pontuou a prefeita.
A honraria foi criada pelo Decreto Municipal nº 12.696, de 5 de agosto de 2015, Medalha que leva o nome de José Antônio Pereira, desbravador brasileiro que teve coragem de desbravar a região terra sul-mato-grossense e transformá-la em uma das mais belas capitais do país, por volta de agosto de 1875. O secretário especial da Sesdes, Anderson Gonzaga, explicou que a entrega da Medalha é um momento importante para a segurança pública da Capital. “Essa comenda, que é a mais alta da Guarda Civil, é oferecida sempre no aniversário da cidade, como maneira de destacar esses profissionais que tanto contribuem para assegurar a proteção da nossa população. Quero agradecer a cada um de vocês e em nome da instituição, que os considera como parceiros de força em apoio ao trabalho da Guarda Civil Metropolitana”, destacou.
João Paulo Pinheiro Bueno, superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul (PRF), foi um dos 30 homenageados pela honraria. “Essa medalha significa muito pra mim, um servidor da segurança que nasceu e cresceu aqui em Campo Grande e sempre teve o desejo de ser um agente atuante em nossa sociedade. E a GCM tem todo o meu respeito, uma organização que tem apresentado um trabalho eficiente e exemplar na nossa Capital, na verdade, eu dedico mesmo essa honraria a todos vocês, merecedores de todo esse reconhecimento. Parabéns Campo Grande, parabéns Guarda Civil Metropolitana”.
Para o Delegado Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, receber a honraria de parceiros que atuam em defesa da segurança pública é o maior mérito que orgulha todo o trabalho de uma categoria profissional, que é a segurança da sociedade. “Quando recebemos o reconhecimento de parceiros que lutam todos os dias conosco para fazer algo mais seguro, tranquilo e leve para a nossa sociedade, isso nos deixa ainda muito mais emocionados. Ter ao lado pessoas que se dedicam e correm os mesmo riscos que nós corremos e depois ainda ser reconhecidos por eles, se torna ainda mais especial”, afirmou.
Patrícia Félix Barbosa da Silva, superintendente de administração e finanças da GCM, também foi agraciada com a Medalha e disse se sentir honrada em ser homenageada com a maior honraria da GCM. “É um reconhecimento de que o nosso trabalho está sendo realizado com excelência, atingindo o nosso maior objetivo como agente da segurança, que é ajudar, estender a mão, que é servir a sociedade naquilo que nos foi designado”.
Guarda Civil Metropolitana
Em 10 de agosto de 1990 foi criada a Guarda Civil Metropolitana pela Lei n. 2.749, para ser a guardiã dos munícipes e do patrimônio público de Campo Grande. Inicialmente a GCM ficou vinculada à Secretaria de Administração, passando posteriormente para a Secretaria de Governo no ano de 2012.
Em 8 de dezembro de 2014 foi criada a Secretaria Municipal de Segurança Pública pela Lei Municipal n. 5.413, passando a GCM a compor sua estrutura básica.
Confira a lista dos homenageados
Autoridades civis e militares
Adriane Lopes – prefeita de Campo Grande
Aguinaldo Mendonça Alves – Superintendente da Polícia Federal em MS
José Otacílio Della Pace Alves – Delegado da Polícia Federal
João Paulo Pinheiro Bueno – Superintendente Regional da PRF
Roberto Gurgel de Oliveira Filho – Delegado Geral da Polícia Civil
Renato dos Anjos Garnes – Comandante Geral da Polícia Militar
Evandro Leal – Pastor da UFP
Lindomar Domingos da Silva – 2º Sgto da PM – BOPE
Isaías Teixeira de Melo Júnior – 2º Sgto da PM – BOPE
Maurício Lemos da Silva – 2º Sgto da PM – BOPE
Guardas Civis Metropolitanos
Aurileide Ramos Barbosa – Gerência Patrulha Maria da Penha
Carlos Maurício Balbino Moraes – instrutor
Cleber Moraes de Mendonça – instrutor
Ezequiel Gomes da Conceição – Gerência da Base da Região Bandeira
Genilson Oliveira de Freitas – Coordenação de Operações
Gilmar Vilela Rodrigues – reserva de armamento
Hudson Pereira Bonfim – instrutor
Ismael Franco Lopes – Gerência da Base da Região Imbirussú
Jair Viana de Oliveira – instrutor
João Eduardo Batista Crispim – Recursos Humanos
Jorge Martins Flores – Gerência da Base da Região Prosa
Patricia Felix Barbosa da Silva – superintendente de administração e finanças
Josiane da Silva – Gerência de Trânsito
Lucio Leite Rondon – Gerência da Base da Região Lagoa
Marcos Antonio Urbanek – Gerência de Pronta Intervenção (Canil)
Olávo Franco – Gerência da Base da Região Anhanduizinho
Silvio Silveira Souza – Gerência Patrulha Ambiental
Solon Lelis de Queiroz Neto – Gerência do Centro de Controle de Operações
Tiago da Silva Souza – Superintendência do Comando da GCM
Waldson dos Santos Cristiano – Gerência da Base da Região Segredo