24.8 C
Campo Grande
domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaAssembleia LegislativaONG Cão Feliz tem utilidade pública declarada por proposta de João César...

ONG Cão Feliz tem utilidade pública declarada por proposta de João César Mattogrosso

Resgate, cuidado e tratamento com dignidade. Assim é o trabalho da ONG Cão Feliz em Campo Grande, que teve a utilidade pública declarada por meio da Lei 6.099, de autoria do deputado João César Mattogrosso (PSDB), que foi publicada em edição extra do Diário Oficial na última quinta-feira (31).

A Associação de Proteção Animal Sueli Craveiro – Cão Feliz foi fundada em 30 de junho de 2013. O principal propósito da entidade é a defesa de animais em situação de vulnerabilidade, amparando e oferecendo tratamentos veterinários para animais resgatados e que também são encaminhados à instituição através da Decat – Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista.

Para a diretora da associação, Kelly Macedo, o reconhecimento da utilidade pública é fundamental para fortalecer o trabalho realizado. “Nós cuidamos dos animais há 10 anos, é bem trabalhoso. Hoje temos 9 cães paraplégicos, que usam 40 fraldas diárias. É um trabalho muito grande, porque exige cuidados especiais e muita atenção”, destaca ao relatar a ampla demanda.

Atualmente, a ONG Cão Feliz abriga 58 cães que foram encaminhados pela Decat. Além disso, é frequente a procura por auxílio, que requer recursos para arcar com os custos dos tratamentos clínicos e os cuidados e manutenção necessários dentro da associação.

Kelly Macedo, da ONG Cão Feliz, cuidando dos animais
Kelly Macedo, da ONG Cão Feliz, cuidando dos animais

Conforme o autor da proposta, a utilidade pública é um caminho importante para que as instituições consigam aumentar a atuação. “Enquanto parlamentares nós também estamos conectados com esse papel social. É uma grande satisfação ver o trabalho da ONG Cão Feliz, que é realizado com muita seriedade, ser reconhecido para que eles consigam conquistar mais recursos para ampliar a atuação e fortalecer as ações que já são realizadas. Nosso mandato com toda certeza está à disposição”, ressalta o deputado João César Mattogrosso.

O trabalho da associação também envolve a comunidade por intermédio de campanhas educativas, frisando o respeito e o amor aos animais. Outros objetivos é a realização de campanha de esterilização e de guarda responsável dos animais domésticos em parceria com o poder público; ser um centro de reabilitação animal, prestando socorro médico veterinário emergencial a animais de rua ou vítimas de maus tratos, promovendo a sua posterior adoção; participar de movimentos ecológicos e de defesa animal, inclusive em benefício de animais vítimas de calamidade pública ou climática; promover, junto ao poder público, o cumprimento das leis que regulamentam o direito dos animais e difundir atividades educativas, culturais e científicas, realizando pesquisas, conferências, seminários, cursos, treinamentos, assessoria técnica, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular