Na última terça-feira, dia 08 de agosto, o plenário da Câmara dos Deputados foi palco de uma sessão solene de grande significado, que celebrou o Dia do Cardiologista e os 80 anos de trajetória exemplar da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O evento reuniu renomados especialistas do cenário cardiológico brasileiro, incluindo os professores Antônio Carlos Chagas, Protásio Lemos da Luz, Lázaro Miranda, Gilson Feitosa, Jadelson de Andrade, José Ramires e Fausto Stauffer, além de autoridades, membros da sociedade civil, e contou com a marcante presença do deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP/MS).
Com uma carreira sólida de 48 anos dedicados à medicina, sendo 43 deles como cardiologista, Dr. Luiz Ovando representa não apenas uma figura política atuante, mas também um profissional de saúde comprometido com a promoção do bem-estar e da saúde da população. Na oportunidade, o parlamentar abordou a necessidade de otimizar os recursos disponíveis na área da saúde e discutir estratégias para enfrentar o aumento alarmante nas internações por infarto, conforme evidenciado por estudo do Instituto Nacional de Cardiologia.
Em seu discurso, Ovando ressaltou a expertise singular dos cardiologistas no cuidado, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, fundamentais para a manutenção da saúde do coração, “órgão vital e pulsante que mantém a vida fluindo”, reforçou.
A homenagem prestada à Sociedade Brasileira de Cardiologia marcou a celebração pelas notáveis oito décadas de dedicação à promoção da saúde cardiovascular no Brasil. “A instituição tem sido uma referência inestimável em conhecimento, pesquisa e avanços médicos, impactando positivamente inúmeras vidas e contribuindo para o aprimoramento da medicina cardiológica no país”, ressaltou.
Dr. Luiz Ovando reforçou o compromisso da sua atuação política, “parabenizo todos os cardiologistas do Brasil, reiterando a importância de colaboração entre parlamentares e profissionais de saúde para a construção de políticas públicas que priorizem a saúde cardíaca da população”, argumentou.
Cristão convicto, Ovando finalizou seu discurso fazendo referência à passagem bíblica, Provérbios 4:23, “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”, destacando a importância de cuidar do coração tanto no sentido literal quanto simbólico, como um guia para uma vida saudável e plena.