23.8 C
Campo Grande
domingo, novembro 24, 2024
InícioEventosMegatraficante de drogas fugiu de helicóptero durante operação internacional da PF na...

Megatraficante de drogas fugiu de helicóptero durante operação internacional da PF na fronteira

O meganarcotraficante Antônio Joaquim Mota, conhecido como “Motinha” ou “Dom”, conseguiu fugir de helicóptero na última sexta-feira (30) durante a “Operação Magnus Dominus”, deflagrada pela Polícia Federal e autoridades paraguaias para desarticular organização criminosa paramilitar do tráfico internacional de drogas com atuação em Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (PY).

Segundo a PF, Dom fugiu de helicóptero em sua fazenda no Paraguai depois do vazamento de informação. Trata-se da segunda vez que ele conseguiu fugir das autoridades de segurança, sendo que o seu grupo criminoso tem treinamento paramilitar para a realização do tráfico internacional de drogas.

De acordo com a PF, alguns de seus membros têm cursos nacionais e internacionais de segurança militar privada e atuação em guerras, além de seguranças militares privados de embarcações contra piratas da Somália, recrutados justamente pela sua experiência nesse tipo de serviço.

Ao todo, a Justiça Federal expediu 11 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão contra nove brasileiros, um italiano, um romeno e um grego, em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Conhecida como “Clã Mota”, a organização criminosa já atuou no contrabando de aparelhos eletrônicos, cigarros, e agora no tráfico internacional de drogas, inclusive envolvendo negócios com o traficante Minotauro, que está preso.

Mais de 100 policiais federais participaram da operação que realizou prisões e apreendeu coletes balísticos, drones, óculos de visão noturna, granadas, e armamento de grosso calibre, a exemplo de fuzis .556, 762 e .50, este capaz de perfurar blindagens e abater aeronaves.

A “Operação Magnus Dominus”, que traduzindo do latim para o português significa “o todo poderoso”, faz alusão ao líder do grupo criminoso, o qual se auto intitulava como “Dom”, em referência a Dom Corleone, do clássico filme “O Poderoso Chefão”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular