32.8 C
Campo Grande
domingo, maio 5, 2024
InícioCulturaPrefeitura institui plano municipal de políticas de promoção da igualdade racial em...

Prefeitura institui plano municipal de políticas de promoção da igualdade racial em Campo Grande

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, publicou Decreto n. 14.737 em Diário Oficial dessa segunda-feira (17), que institui o Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Campo Grande – População Negra, Povo Cigano e Povo de terreiro.O objetivo é promover a igualdade racial e tornar as políticas públicas igualmente acessíveis a todos os grupos étnicos que compõem a cidade, incorporando a questão racial no âmbito da ação governamental por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CPPIR) e os demais órgãos municipais e assim, garantir a transversalidade da política de promoção da igualdade racial em todas as áreas.

“Desde 2019, representantes sociais juntos as instituições se reúnem para elaborar uma proposta de inserir os ciganos e povo de terreiro, além dos quilombolas junto a CPPIR, já que eles demandam de eixos específicos acerca de saúde, educação, trabalho, emprego, renda, direito diversidade. Foi ouvido inteiramente a sociedade e população”, explica Rosana Anunciação, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Campo Grande. Logo após a compilação dos dados, foi realizado os encaminhamentos necessários para tornar os trâmites legais para a publicação.Ainda segundo Rosana, o plano é fundamental para direcionar as políticas públicas da gestão municipal e também enfrentar um dos maiores desafios da sociedade que é superar o racismo institucional.

“É de extrema importância reconhecer o caráter multiétnico da nossa sociedade e garantir que seus direitos sejam realizados e respeitados dentro da Capital”.O Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Amadeu Borges, aponta que a criação desse plano é fundamental para dar um direcionamento à gestão nas políticas públicas que estão ou são a realidade dessas comunidades. “Não tem como uma gestão elaborar políticas públicas sem ouvir a população. Agora, através desse plano municipal poderemos elencar cada proposta com base no conhecimento, no entendimento e no querer da população participativa nesse ato”, complementa.A População Cigana, segundo a Federação Romani, compõe cerca de 800 ciganos no território municipal. Os povos de terreiro somam-se em média 700 Casas de Terreiros dentro do Campo Grande. Porém será realizado censo Municipal para estimativa destas populações, bem como levantamento de demandas para a execução eficaz das políticas públicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular