25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioJustiçaJuiz Carlos Alberto Garcete recebe três reclamações disciplinares no CNJ por expulsar...

Juiz Carlos Alberto Garcete recebe três reclamações disciplinares no CNJ por expulsar advogado do plenário

O juiz Carlos Alberto Garcete, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, recebeu três reclamações disciplinares no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por ter expulsado do plenário o advogado Willer Almeida durante audiência realizada no dia 19 de maio deste ano.

As reclamações foram feitas pela Abracrim (Associação de Associação Brasileira de Advogados Criminalistas), Anacrim (Associação Nacional da Advocacia Criminal) e o Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O advogado Willer Almeida foi repreendido pelo juiz Carlos Alberto Garcete após servir água para uma testemunha durante depoimento. A expulsão foi determinada pelo magistrado depois que determinou que o defensor deveria se comportar como tal, do contrário seria retirado do plenário.

Como Willer Almeida respondeu que o juiz poderia retirá-lo quando quisesse, Carlos Alberto Garcete deu a ordem para que os policiais militares que faziam a segurança 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande retirassem o advogado para fora do local.

Para a Abracrim, a conduta do magistrado pode ser classificada como “desrespeitosa, humilhante e preconceituosa”, conforme cópia da minuta amplamente divulgada. Quem analisa o pedido de investigação contra o magistrado é o corregedor-nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

Antes de elaborar relatório sobre a conduta do juiz, ele requisitou mais informações à entidade. Depois de pronto, o documento é apresentado ao Plenário do CNJ para julgamento.

“Os desdobramentos do caso vão depender da decisão do corregedor, que pode arquivar as reclamações ou propor a abertura de PAD (Processo Administrativo Disciplinar)”, informou o CNJ.

Enquanto isso, o advogado Willer Almeida, que faz parte da defesa de Christian Campoçano Leithem, 25 anos, padrasto acusado de espancar até a morte a enteada Sophia Ocampo, 2 anos, ganhou apoio massivo de outros criminalistas.

Ele foi parar até em páginas de fofoca no Instagram – como a Alfinetei – e segue dando “cutucadas” pelas redes sociais. Três dias atrás, discursou em evento da Abracrim e parou para suspirar durante a fala, aparentemente emocionado.

Neste momento, um copo d’água lhe foi servido, situação que arrancou risos na plateia. Com informações do site Campo Grande News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular