26.8 C
Campo Grande
terça-feira, novembro 26, 2024
InícioJustiçaTJMS assina Termo de Cooperação com a SED e ASL durante Gabinete...

TJMS assina Termo de Cooperação com a SED e ASL durante Gabinete de Integração no Arquivo Geral

Na manhã desta segunda-feira, dia 19 de junho, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, esteve no Arquivo Geral e Judicial Centralizado do TJMS para levar o Gabinete de Integração e assinar parceria para promoção de palestras referentes a processos históricos do Poder Judiciário de MS.

O Gabinete de Integração é uma iniciativa para conhecer, entender e indicar melhorias para o sistema judiciário estadual. Por intermédio dele, coloca-se em prática eixos de trabalho estipulados desde o discurso de posse da atual administração, como a valorização dos magistrados e servidores, a melhoria no ambiente de trabalho e o aprimoramento dos serviços de prestação jurisdicional.

“Se só se ouve, ou só se recebe no gabinete um ofício com um determinado pedido, e o ofício é um papel, algo frio, por mais que a gente tenha certa dimensão, certa noção de que algo é necessário, que é preciso se fazer alguma coisa, aquilo não tem o mesmo impacto da presença do presidente no local”, ressaltou o Des. Sérgio Fernandes Martins em seu discurso durante a solenidade.

Entre as atividades do Gabinete de Integração, destacou-se a assinatura do Termo de Cooperação mútua entre o TJMS, a Secretaria de Estado de Educação (SED) e a Academia Sul-mato-grossense de Letras (ASL) para a realização de palestras sobre processos com valor histórico a serem ministradas em escolas públicas estaduais de ensino médio, com a exposição dos autos físicos e de totem interativo.

“Criamos um projeto que hoje está se concretizando com a assinatura do Termo de Cooperação para levarmos à população do Estado, por meio de jovens e estudantes, o conhecimento a respeito de MS e da história da justiça. O judiciário não é mais aquele que somente julga, mas que também contribui para a evolução da sociedade e temos evoluído e muito”, disse Zeli Paim de Menezes Lopes Vasques, diretora do Departamento de Gestão Documental e Memória da Secretaria do TJMS.

Por meio da parceira, o TJMS comprometeu-se a localizar e separar processos para serem usados como base nas palestras e exposições, bem como indicar os servidores que falarão com os alunos. A Academia Sul-mato-grossense de Letras responsabilizou-se por acompanhar os encontros, disponibilizar materiais para os alunos e realizar uma apresentação histórica da Academia e a Secretaria de Educação do Estado garantiu a indicação das escolas aptas a receberem o projeto, o cronograma de visitas, assim como designará um professor para acompanhar as exposições com o intuito de proporcionar continuidade e valer-se dos processos para trabalhar os temas apresentados de maneira lúdica.

“É muito bonito ver o judiciário preocupado com a memória e com a educação, firmando parcerias voltadas para a preservação do que é memória, do que é história, e que, na realidade, representam o futuro do nosso Estado”, falou Henrique Alberto de Medeiros Filho, presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras.

Representando a SED, a Superintendente de Políticas Educacionais, Adriana Buytendorp, reforçou os benefícios que a parceria traz para a sociedade como um todo do Estado. “A Secretaria de Educação sente-se muito honrada em fazer parte desse processo. Temos um grande desafio, que é a formação integral dos nossos estudantes, e essa integralidade passa muito por reconhecer que tudo o que vivemos hoje faz parte de um processo construído ao longo de uma história”.

O presidente do TJMS também assinou autorização para digitalização de processos presentes no arquivo para posterior descarte ecológico.

O magistrado visitou as instalações do arquivo geral e judicial centralizado, passando pelas fileiras de estantes com processos arquivados das comarcas do interior e de Campo Grande.

Em ato simbólico, o desembargador foi convidado a colocar na caçamba o primeiro processo dentre os próximos a serem descartados pelo TJMS, após os procedimentos dispostos na Portaria nº 2.177/2021, que dispõe sobre o descarte de processos físicos do arquivo geral e judicial centralizado do TJMS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular