21.6 C
Campo Grande
sábado, fevereiro 1, 2025
InícioEducaçãoLivros do MS Alfabetiza são entregues para quase 23 mil alunos da...

Livros do MS Alfabetiza são entregues para quase 23 mil alunos da Reme da Capital

A coletânea de livros do programa MS Alfabetiza teve entrega simbólica na manhã desta segunda-feira (5), na Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues, no bairro Santa Emília. Voltado à alfabetização de alunos do 1º e 2º ano, os livros vão contemplar 22.800 alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme).

Segundo a coordenadora do Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Alessandra Becker, o material foi elaborado com apoio de alguns professores da Reme. “Ele é todo regionalizado, tem ilustrações da fauna e flora para que a criança conheça seu Estado, além do conteúdo ser de extrema qualidade que reforça a leitura e a escrita”.

A coordenadora afirma ainda que 900 professores da Reme também recebem o material, voltado aos alunos no começo da vida escolar.

Conforme a professora alfabetizadora da Escola Municipal Profª Maria Tereza Rodrigues, Jéssica Saldanha Batistela, a proposta do MS Alfabetiza é importante. “O programa é muito bom, meu primeiro contato com ele foi no ano passado, quando foi lançado e ele trabalha a consciência fonológica dos alunos, a consciência silábica”, afirma.

A aluna Jhenifer Beatriz Rodrigues Leite tem 7 anos, está no 2º ano e diz já saber ler e escrever. “No começo foi difícil aprender, mas hoje eu já sei escrever meu nome e a ler também, aprendi no 1º ano”, lembra.

A diretora da unidade escolar, Rosinete de Jesus Nascimento Duarte afirma que os livros são mais um estímulo para conscientizar a alfabetização. “Se a criança não se alfabetiza no tempo certo, no 1º e 2º ano, isso vai se arrastando e é um prejuízo mais para frente”.

Na escola são 13 turmas de 1º ano e 12 turmas de 2º ano com 30 alunos em cada sala, um total de 750 crianças.

Segundo o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a parceria do MS Alfabetiza é com o Governo de Mato Grosso do Sul. “Estamos caminhando de mãos dadas com o Estado e queremos fazer Campo Grande referência no MS Alfabetiza”.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, quanto mais for investido na educação, maior é o lucro daqui uns anos. “Com o aluno alfabetizado no tempo certo é melhor para o Estado, pois o lucro está lá na frente com um aluno com melhor desempenho escolar, mais estimulado, então esta é uma parceria técnica onde todos ganham”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular