A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que a Influenza provocou as primeiras mortes neste ano em Mato Grosso do Sul. De acordo com relatório divulgado no portal da Vigilância Sanitária, duas crianças, entre zero a nove anos de idade, e um idoso com mais de 80 anos são os primeiros óbitos causados pela síndrome respiratória.
Ainda segundo o boletim, 1.640 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) foram registrados entre 27 de março e 3 de abril. Até o momento são 44 casos confirmados da doença, sendo oito casos da Influenza A e 36 da Influenza B, sendo que quatro pessoas foram diagnosticas com H1N1 e quatro não foram categorizados.
O município de Corumbá é o que mais registra hospitalizações, sendo 16 apenas na última semana. Já Campo Grande registrou oito pacientes internados em leitos clínicos. 51,2% dos casos de SRAG correspondem ao sexo masculino, com 840 notificações.
Na Capital, mais de 5 mil atendimentos foram realizados nas unidades referenciadas a casos leves de dengue e gripe, informa a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). De acordo com a pasta, o número reflete aos dois dias de atendimento com novo fluxo de funcionamento nas USFs (Unidades de Saúde da Família).
Conforme o relatório da CRAB (Coordenadoria da Rede de Atenção Básica), 1.158 atendimentos foram para pacientes sintomáticos respiratórios. Já 1.316 desses casos representam crianças de 0 a 12 anos.
Vale ressaltar que desde a última semana, 15 unidades de saúde da família passaram a adotar integralmente o fluxo de atendimento por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento.