A Prefeitura de Campo Grande organiza o retorno das aulas da Rede Municipal de Ensino (Reme), que está marcado para o dia 8 de fevereiro. E, para garantir a merenda nas 205 unidades escolares – 99 escolas de ensino fundamental e 106 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) -, teve início hoje (23) a entrega dos itens secos – arroz, feijão, farinha, açúcar, sal, entre outros – da alimentação escolar.
“Nós estamos organizando todas as áreas que envolvem o funcionamento adequado das unidades escolares como a infraestrutura, mobiliário, uniformes, kits de materiais escolares, para que o retorno das aulas seja adequado aos nossos alunos e servidores”, afirmou o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt.
Com o preparo diário pelas merendeiras nas unidades escolares da Reme são oferecidas, por mês, mais de 3,7 milhões de refeições para os 109 mil estudantes das escolas de ensino fundamental e Emeis. Toda a alimentação é preparada com produtos de qualidade que garantem os valores nutricionais diários oferecidos aos alunos. “Nossos produtos têm procedência e qualidade, sejam os industrializados, proteína, e também os itens da agricultura familiar. Os perecíveis como frutas, legumes, verduras, têm cronograma de entrega semanal nas escolas”, afirma o superintendente de Alimentação Escolar (Suale), Ademir Valdez.
Na Escola Municipal Manoel Inácio, a diretora Rosangela Aparecida de Oliveira e a merendeira Marlene Maria Ferreira Pires já iniciam a organização dos alimentos nas prateleiras. “Seguimos a legislação que garante a merenda e a prefeitura entregando antes do prazo só vem melhorar, porque assim há tempo hábil para planejar o cardápio”. Hoje, a escola está com 400 alunos matriculados nos períodos matutino e vespertino.
A enfermeira Patrícia de Souza também elogia a chegada dos alimentos. “Vim resolver os procedimentos da matrícula do meu filho e já vi a merenda chegar. Isso é maravilho, e é isso que nós queremos, uma gestão comprometida com nossos pequenos”.
Cardápio
Durante o ano letivo as 205 unidades escolares recebem 150 toneladas – por mês – de itens secos e congelados, além de hortifrúti, para a produção das refeições. A cada mês a equipe técnica de nutricionistas da Suale elabora sete cardápios diferenciados para unidades urbanas e rurais, de acordo com o público e o período de funcionamento (integral ou não), para respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, além da sazonalidade e diversificação agrícola da região na alimentação saudável adequada.
“O cardápio é balanceado e oferecemos frutas, verduras, proteínas e outros nutrientes, contemplando todos os grupos alimentares com itens de qualidade, garantindo alimentação equilibrada para cada faixa etária dos nossos alunos”, a nutricionista da Suale, Michelli Ignácio.
Até o fim do ano letivo de 2022, a Reme atendida aproximadamente 450 alunos com algum tipo de restrição alimentar, como intolerância a lactose, ao glúten, doença celíaca, diabetes mellitus e alergia à proteína do leite de vaca, soja, ovo e corante. E, para atender a este público com qualidade e segurança, garantindo que também comam a merenda, são elaborados 273 cardápios diferentes para estas crianças e adolescentes, observando as necessidades com alimentos específicos sem glúten, lactose, entre outros.
Para a confecção dos cardápios são realizadas visitas técnicas com a equipe especializada de nutricionistas para a coleta de informações e as devidas orientações para o preparo do alimento na escola.