26.8 C
Campo Grande
sábado, setembro 28, 2024
 
 
InícioEventosCAMPO GRANDE SEDIARÁ PRÓXIMO ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE INSTITUTOS DE PLANEJAMENTO

CAMPO GRANDE SEDIARÁ PRÓXIMO ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DE INSTITUTOS DE PLANEJAMENTO

A Prefeitura de Campo Grande participou neste mês de novembro do III Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento. O Município foi representado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb). O evento aconteceu entre os dias 17 e 19 e reuniu 14 institutos e instituições, que se uniram na criação da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), a primeira do tipo no Brasil. Na ocasião, Campo Grande foi selecionada para sediar o próximo Encontro, que acontecerá em 2023.

“É muito bom poder levar o nosso trabalho para outras cidades, mostrar que Campo Grande é uma cidade que se preocupa com o desenvolvimento sustentável, com o planejamento urbano integrado e com o futuro desta e das próximas gerações”, explicou a diretora-adjunta da Planurb, Vera Cristina Galvão Bacchi.

Durante o III Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, os membros do InRede consolidaram os termos de uma carta aberta, considerada documento estratégico com diretrizes e recomendações aos governos para que estimulem a criação e perpetuação de institutos de planejamento nas cidades.

Sobre a InRede

A carta aberta defende que a criação da InRede foi um chamado democrático para fortalecer coletivamente a cultura do planejamento nos municípios brasileiros e os institutos de planejamento existentes, assim como promover a criação de novos institutos. Ela explicita a missão da entidade, que é ser uma rede inovadora e inclusiva, comprometida com o desenvolvimento urbano integrado e sustentável das cidades e o fortalecimento de seus membros.

A carta acrescenta ainda que o desenho das cidades do século XXI precisa ser inclusivo, resiliente, sustentável e colocar as pessoas como prioridade. E diz que os institutos de planejamento têm sido fundamentais para a continuidade da gestão pública e para garantir a integração dos diversos setores e secretarias das administrações municipais.

Contribuíram para a instituição da InRede a Agência de Cooperação Técnica Alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e o ONU-Habitat.

Além de Campo Grande, representada pela Planurb,  participam da InRede o  Instituto Pereira Passos (IPP) do Rio de Janeiro, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), o Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), de Recife, o Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (INCID), de São Luís, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), de Cuiabá, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM).

E, Instituto de Planejamento de Santa Maria (IPLAN), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (IDEPPLAN), de Apucarana/PR, o Instituto de Desenvolvimento Urbano de Canaã dos Carajás (IDURB), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (IPPUR), e o Instituto de Pesquisa, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Redenção (IPPUR), além do engajamento de secretarias municipais de Niterói, São Gonçalo, Sobral, Caruaru, Naviraí, Juiz de Fora, São Paulo e o governo estadual de Alagoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular