A modernização das incubadoras municipais começou! As 4 incubadoras de empresas e cooperativas de Campo Grande vão passar por reforma e o início dos trabalhos começou nesta segunda-feira (21) com uma vistoria. A primeira a começar o processo foi a Incubadora Mário Covas.
Implantadas em 2004, as incubadoras municipais já passaram por pequenas reformas. Agora, elas vão ser completamente reestruturadas para a 3ª geração, serão melhoradas a estrutura física e modernizado o processo de atendimento.
Com as melhorias, além dos elementos disponibilizados nas duas gerações anteriores, agora o foco também está no networking e na atuação em rede para o melhor desenvolvimento da empresa incubada. Entre os serviços estão um ambiente de capacitação, assessorias nas áreas de marketing, direito, gestão, propriedade intelectual, troca de experiências com mentoria e co-workings, auxílio na busca de financiamentos e investimentos, além de desenvolvimento pessoal para fazer do o negócio se tornar uma empresa transformadora.
“Nas incubadoras, os empreendedores têm acesso a estruturas e processos, entram em contato com diferentes tecnologias, conhecem pessoas especializadas e trocam experiências com outros empreendedores Resumidamente, uma incubadora é um lugar onde as pessoas recebem suporte para transformar ideias em negócios de sucesso”, afirma o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio.
Para se ter uma ideia da importância das incubadoras no país, existem hoje no Brasil cerca de 360 incubadoras, e dos mais variados tipos, não só as de base tecnológica, como era no início do movimento. Tem, por exemplo as de setores tradicionais; de cooperativas; de economia solidária; culturais e tecnológicas. Em Campo Grande, as incubadoras atendem áreas de tecnologia, alimentos, artesanato, têxtil e setores afins.
A reforma será dividida em duas fases. A primeira será para reformas estruturantes dos prédios, como telhados, hidráulica, fiação elétrica e pinturas e depois serão feitas melhorias para modernização como salas de reuniões, área para demonstração e exposição de produtos e serviços, áreas de convívio, maker labs, coworking e shared labs (laboratórios compartilhados).