A partir de hoje (19) as crianças de três e quatro anos de idade poderão tomar a vacina contra a Covid-19 e, aqueles que ainda não receberam a vacina contra a gripe também estão aptos para receber o imunizante. A Prefeitura de Campo Grande estima que cerca de 25.892 crianças desta faixa etária poderão se proteger contra a infecção contra a Covid-19.
Para que o imunizante seja aplicado nas crianças, os pais ou responsáveis destas deverão acessar o site de identificação prévia da vacinação, e preencher os dados solicitados. Além das informações da criança, é necessário anexar dados e documentos do responsável por ela ou, caso este não possa acompanhá-la até uma unidade de saúde, a autorização para que a dose seja aplicada sob supervisão de outra pessoa também deve estar no cadastro.
As doses estão disponíveis nas mesmas unidades de saúde já referenciadas para a vacinação do restante do público, entre 7h30 e 11h, e das 13h às 16h45. Há unidades que possuem horário estendido, e a sala de vacinação funciona normalmente neste período.
Demais públicos
A vacinação acontece normalmente para os demais públicos. Quem tem cinco anos ou mais e não recebeu nenhuma dose da vacina contra Covid-19 poderá se tomar a primeira dose da vacina, assim como quem já cumpriu o prazo de intervalo entre as doses.
Quem concluiu o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses e possui 12 anos ou mais está apto para receber o primeiro reforço do imunizante, com exceção de pessoas que tenha imunocomprometimento grave, para estes o intervalo é de 28 dias.
Já o segundo reforço pode ser aplicado em toda a população que tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses e faça parte de um dos seguintes públicos: pessoas com alto grau de imunocomprometimento com 18 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com 40 anos ou mais.
A vacina da Influenza, que protege contra três tipos diferentes do vírus da gripe que estão circulando no momento, está disponível para todo mundo a partir dos 6 meses de idade.