Dança, brincadeiras e comidas juninas, tudo recheado com a alegria da garotada, num evento que ressalta a importância do Centro na vida das pessoas
“A ideia é trazer as crianças atendidas para um espaço que permita a experiência cultural, já que a festa junina é, antes de tudo, cultura”. Com esta frase, a Irmã Carmita Santana, fsp, diretora do Centro Social Irmã Tecla Merlo, resumiu a festa junina realizada nesta quinta (23), na sede da entidade. O evento contou com a participação de crianças e adolescentes atendidos pela entidade, vindos de famílias carentes da região do Grajaú, zona Sul da cidade de São Paulo, uma das regiões com menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano- da cidade.
A festa junina teve início com a tradicional apresentação de quadrilha, com as crianças devidamente caracterizadas, sendo que as coreografias foram muito aplaudidas pelos colegas que assistiam a apresentação. Depois, as crianças participaram de brincadeiras típicas como pescaria, galinha na panela, pontaria com bola na boca do palhaço, pescaria e argolas. Foram distribuídas delícias típicas, sendo que todas as atividades foram coordenadas pelos professores e voluntários do Centro Social.
A festa junina do Centro Social Irmã Tecla Merlo vem sendo realizada desde a fundação da entidade, em 1992, sendo que, no começo, era algo bem simples, e hoje são mais atividades e apresentações.
Um polo de atendimento social que precisa de ajuda – Com a pandemia e a crise econômica, a ajuda às entidades filantrópicas foi reduzida e isso também acontece no Centro Tecla Merlo. Segundo a Irmã Carmita, “o Centro Social Irmã Tecla Merlo, assim como todo mundo, também passa por um momento difícil. Pedimos doações e, conforme nossas possibilidades, fazemos as coisas, quando dá a gente faz, quando não dá não fazemos, mas nunca deixamos de manter nossos atendimentos para crianças, adolescentes e idosos”, disse ela. Hoje, o Centro Social Irmã Tecla Merlo atende cerca de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos, com aulas de reforço, artes, reforço escolar, esporte, cursos profissionalizante e apoio familiar.
“Eu peço que as pessoas acessem as redes sociais do Centro Social Irmã Tecla Merlo, conhecendo aqui, e também ajudem para que os nossos projetos continuem de pé. Se puderem nos ajudar, nós, do Centro Social Irmã Tecla Merlo, ficaremos muito agradecidos”, finaliza a Irmã Carmita.
Para ajudar a manter as obras do Centro Social Irmã Tecla Merlo, deposite na conta da entidade do Banco Itaú: Agência: 0081 / Conta Corrente: 91408-7 / CNPJ: 61.725.214/0036-40
Se preferir, a chame PIX é o CNPJ 61.725.214/0036-40