Já tradicional no calendário anual de eventos da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, será realizada, no dia 12 de dezembro, a 4ª Cantata Natalina da ASL, reunindo oito Corais de Campo Grande (sexta-feira, no auditório da instituição, às 19h). O evento, que encerra as atividades em 2025 da ASL, tem a coordenação do acadêmico Américo Calheiros e o público terá a oportunidade de assistir apresentações de tradicionais canções natalinas e outras que evidenciam o espírito do Natal.
O Encontro tem entrada franca e é presencial, na sede da ASL na rua 14 de Julho, 4653, nos Altos do São Francisco. Pela ordem, se apresentarão os Corais Fronteiras Abertas, Arte Viva, Cant’Arte, Canto Livre, Senhora de Fátima, Scheilla, Canto Fraterno e da ACP; a ASL celebra o fim de ano junto à comunidade estadual com uma noite de encantamento através da Cantata. No repertório a ser apresentado pelos corais estão músicas populares de Natal.
O presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros, ressaltou que para a Academia o evento é uma ação na programação da ASL “em prol do fortalecimento cultural do Natal em Campo Grande, procurando trazer mensagens de paz”. Américo Calheiros, coordenador do evento, afirmou que “as cantatas natalinas alegram o período natalino por todo o mundo. Todas em seu caráter religioso saúdam o nascimento de Jesus Cristo e propalam a paz mundial. Para os coros participantes representa um feliz momento de troca de experiências e uma agradável confraternização”.

CANTATAS NATALINAS
As cantatas natalinas são uma tradição milenar por meio da música coral. O registro mais antigo remonta ao século IV, com a canção Iesus refulsit omnium, atribuída a Santo Hilário de Poitiers. No período Barroco, o gênero da cantata ganhou forma erudita. Já no século XIX, canções populares como Stille Nacht (Noite Feliz) tornaram-se universais, traduzidas em centenas de idiomas e símbolo de paz e união. Atualmente, as cantatas combinam Corais, solistas, leituras e elementos teatrais, mantendo viva a tradição de narrar a história do Natal. No Brasil, a prática foi difundida por igrejas católicas e protestantes, sendo que as apresentações ultrapassaram os templos e ganharam espaços públicos como teatros, instituições e espaços abertos.
Programação da 4ª Cantata Natalina da ASL
1- Coral Fronteiras Abertas
2- Coral Arte Viva
3- Coro Lírico Cant’Arte
4- Coral Canto Livre
5- Coral Senhora de Fátima
6- Coral Espírita Scheilla
7- Coral Canto Fraterno
8- Coral da ACP- Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública
CORAL FRONTEIRAS ABERTAS
O Coral Fronteiras Abertas foi criado em 2016, por iniciativa de Américo Calheiros, que convidou o renomado maestro Orion Cruz para regê-lo. Coordenado por Américo Calheiros e pela coralista Kátia Francisco, foi criado com o propósito de abrir fronteiras geográficas, humanas e culturais e por isso canta em diferentes idiomas e até dialetos. O Coral se apresenta em distintos espaços, entidades, escolas e até em outros municípios. Sempre pronto a receber novos integrantes, o Fronteiras Abertas apresenta repertórios ecléticos, indo musicalmente do junino ao natalino. Mantém atividade durante o ano inteiro. Repertório: Sagrada Família, Natal Branco e Adeste Fideles.
CORAL ARTE VIVA
O Coral Arte Viva existe há 36 anos e desde a sua criação é mantido gratuitamente e aberto aos frequentadores do Centro de Arte Viva e à comunidade em geral, visando realizações culturais com peças selecionadas de compositores brasileiros, internacionais e locais de épocas variadas. Com ativa participação ao longo dessas décadas, já se apresentou inclusive de concertos sob a regência dos Maestros Victor Marques Diniz (in memoriam), João Guilherme Ripper e Eduardo Martinelli. O Centro de Arte Viva tem a direção da professora Clarice Maciel e coordenação da sua filha, Sofia Maciel, sendo que o Coral Arte Viva tem a regência da cantora e compositora Professora Luciana Fisher. Repertório: Locus Iste (Anton Bruckner), Gloria (Antonio Vivaldi) e Primeiro Natal (melodia tradicional inglesa).
CORO LÍRICO CANT’ARTE
O Coro Lírico Cant’arte é formado por alunos de canto, licenciandos em Música e amantes do universo lírico, unidos pela paixão à música e pelo compromisso com a inclusão cultural. Fundado em 2007, rapidamente consolidou sua presença no cenário cultural de Mato Grosso do Sul. percorrendo o estado e levando a ópera e a música clássica a diversas comunidades. Já se apresentou no Memorial da América Latina (SP) e mantém colaborações ativas, como a participação no projeto “Catedral Erudita” em Corumbá e Campo Grande, com o objetivo de popularizar a música clássica e enriquecer a vida cultural das comunidades locais. Repertório: Tollite Hostias (Saint-Saëns), Baba Yetu (Christopher Tin) e Noite Santa (Adolphe Adam).
CORAL CANTO LIVRE
Como o próprio nome diz, o Coral Canto Livre se caracteriza como “livre”, sem vínculos com qualquer empresa ou órgão público. Reúne cantores egressos de outros grupos que o maestro Luiz Quirino (que conduz o grupo voluntariamente por amor à música) regeu em outras épocas, e se mantém por puro amor ao canto, com os participantes se apresentando pelo compromisso apenas com a arte e prazer de cantar. O Coral se destaca por sua essência comunitária e pelo compromisso com a arte. Repertório: Folia de Reis (Roque Ferreira), Nascimento de Jesus (Jerônimo Divino Tomaz – Criolo), Hino de Reis (Sebastião Victor e Nho Tide) e Cantata Cabocla (Silvia Cresco e Sidney Alberti).
CORAL SENHORA DE FÁTIMA
O Coral Senhora de Fátima iniciou suas atividades no ano de 1997, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, com o objetivo de servir nas atividades paroquiais. Regido pela pianista e professora Simone Vieira Carvalho Gomes, o Coral promoveu Encontros de Liturgia e Canto Pastoral, participou de festivais municipais e paroquiais, apresentações e celebrações diversas, sendo o seu projeto mais ousado o oratório de Natal – Natividade, que foi repetido por 5 vezes, inclusive em São Gabriel nas portas da Igreja Matriz no projeto Luzes do Cerrado. Atualmente o Coral participa dos eventos e celebrações da paróquia e Arquidiocese onde são convidados a evangelizar pelo canto, inclusive em visitas à Santa Casa, cantando em todos os andares. Repertório: Natal é tempo de alegria (Égon Bonow), Noite Azul (Orestes Barbosa) e Revelação de Natal aos Reis (José Acácio Santana).
CORAL ESPÍRITA SCHEILLA
O Coral Espírita Scheilla foi fundado em 20 de agosto de 1986 por membros da Comunhão Espírita Casa de Scheilla, com a finalidade de divulgar a Doutrina Espírita e Evangelho por meio do canto coral, dentro de uma filosofia de amor e caridade. Embora seja um coral espírita, acolhe integrantes de outras religiões que estejam buscando o mesmo ideal cristão. Com 38 anos de trabalho ininterrupto, o Coral conta atualmente com 16 integrantes e há 21 anos está sob a regência do Maestro Fábio Bernobic. Repertório: Aurora (Gladston/Tim, arranjo de Fábio Bernobic), Estrela de Natal (pastoril alagoano, arranjo de Samuel Kerr) e Jingle Bell Rock (Bob Helms, versão Celly Campelo, arranjo de Ana Cristina Lago).
CORAL CANTO FRATERNO
O Grupo Coral Canto Fraterno foi fundado em 2022 em Campo Grande por membros da Comunhão Espírita Casa de Scheilla. Desde sua criação, o coral tem como missão promover a harmonização dos ambientes por meio da música e proporcionar momentos de fraternidade e alegria a todos que apreciam a arte do canto coral. Sob a regência do maestro Orion Cruz desde a sua criação, o grupo reúne vozes que se dedicam a transmitir mensagens de paz, união e espiritualidade através do canto coletivo. Repertório: O Nascimento (Orion Cruz), Imagine (John Lennon, versão Luciana Fisher) e O Homem (Roberto Carlos).
CORAL DA ACP
O Coral da ACP é uma iniciativa cultural do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública. Criado com o propósito de promover e difundir o canto coral, o grupo também busca fortalecer os laços de integração e convivência entre professoras e professores da rede pública. Sob a regência do maestro e professor Rafael Ortega e a presidência da professora Sueleid Benevides, diretora da ACP, o coral reúne cerca de 25 integrantes. Todos compartilham o compromisso de valorizar a música como expressão artística e como instrumento de união e representatividade da categoria. Suas apresentações em cantatas natalinas e eventos culturais reforçam sua missão de unir pessoas através da música e da educação. Repertório: Então é Natal, Glória in Excelsis, Noite Feliz e Bate o Sino.
SERVIÇO
4ª Cantata Natalina da ASL
Dia 12 de dezembro de 2025, às 19h
Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653
(Altos do São Francisco)
Entrada franca | evento presencial | traje esporte
Assessoria da ASL – 08dez2025


