Após 1 ano e 5 meses, auditório da OAB/MS é reaberto com recepção a novos profissionais da advocacia

Após um ano e cinco meses fechado devido à pandemia de Covid-19, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), foi reaberto na manhã desta segunda-feira (9) com a recepção de novos operadores do Direito. Em solenidade, nove advogados, advogadas e oito estagiários, estagiárias receberam a carteira para o exercício da profissão.

Sentaram-se à mesa de honra o Presidente Mansour Elias Karmouche, Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS) José Armando Amado, Vice-Presidente Silvia Bontempo, Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) Marta do Carmo Taques, Conselheiro Federal e Vice-Presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA) Nacional Luis Cláudio Alves Pereira Bito, Coordenadora do Laboratório de Inovação e Tecnologia (Litech) Dayane Lupoli e os Advogados Influencers João Ricardo Batista que foi o Padrinho da Turma e Rafael Cândia.

No período em que esteve fechado, o auditório ganhou nova pintura, iluminação e mobília para melhor acomodação ao público. A decisão pela reabertura levou em conta a avançada vacinação contra o coronavírus em Campo Grande, que já alcança 57% da população imunizada com a 1ª dose e quase 37% com a 2ª ou única dose. Ainda assim, a cerimônia para entrega de carteiras seguiu todos os protocolos de biossegurança que visam a proteção da saúde de todos.

Ao discursar, o Presidente Mansour cumprimentou os presentes e celebrou o momento. “Estamos aos poucos voltando à rotina de normalidade graças a vacinação e, assim como é expectativa de todos, almejamos logo voltar àquilo que conhecemos antes da pandemia. Com essa reabertura dos nossos trabalhos, rendo a minha homenagem a todos aqueles que perderam as suas vidas para essa doença terrível, que é a Covid”.

O Presidente também deixou mensagem positiva aos futuros profissionais. “A advocacia não está saturada, muito pelo contrário. Muitos aqui já decidiram os caminhos que irão seguir e aqueles que não têm ideia do que farão amanhã podem começar a criar. A criatividade é muito importante na nossa profissão. Seja qual for o seu objetivo, o faça com determinação e ética. Esteja sempre ao lado de pessoas que pensam positivamente na vida”.

José Armando explicou que a CAAMS é o braço assistencial da OAB/MS e a ESA tem a função de proporcionar ensino jurídico, por meio de cursos de aperfeiçoamento. “A nossa Caixa oferece diversos benefícios, dentre eles serviços odontológicos, planos de saúde e farmácia com preços mais acessíveis. Estamos à disposição de todos para receber sugestões sobre como podemos melhorar os nossos auxílios a vocês”.

Influencer que tem se destacado com a criação de vídeos que usam o humor para narrar o dia a dia na advocacia, Rafael Cândia aconselhou que os jovens advogados não se deixem levar pelas incertezas e medos. “Esses sentimentos são normais, mas saibam que a advocacia é maravilhosa e tem espaço para todos. Insistam e dediquem-se”.

Nomeado Padrinho da Turma, João Ricardo falou da sensação emocionante de reviver o momento pelo qual passou há 3 anos e meio, quando recebeu a carteira para atuar como advogado e recomendou que cada um descubra a sua habilidade para exercê-la de maneira diligente.

“Deem valor ao documento mais importante do processo: a procuração. É por meio dela que o cliente lhe confere o poder de gerenciar a vida processual dele e que pode mudar todo o seu destino. Na advocacia não há concorrência, ninguém nunca vai ser você e prestar o serviço com a atenção que você presta. Apesar do cenário desafiador, saibam que a advocacia é gratificante e rentável no sentido da satisfação. De saber que de alguma maneira você fez algo por alguém. Exercer a advocacia é o advogado se imbuir dos conhecimentos técnicos para transformar vidas e destinos daqueles que o confiaram”.

A bacharel Renata Junqueira leu o juramento e Laise Martelli discursou em nome da turma. “A função do advogado não se limita à defesa dos indivíduos e seus interesses privados, cada vez é maior a nossa responsabilidade. É preciso nos mantermos íntegros, honestos e cultivarmos valores morais e éticos, pois é através das nossas mãos que as leis são aplicadas e o Direito e a Justiça acontecem. Faço reverência aos mais pais, pois sou privilegiada por tê-los. Sem eles nenhuma de minhas conquistas seria possível. Estou certa de que todos aqui, meus colegas, têm a mesma gratidão por seus familiares e amigos. Sem advogado não há Justiça e sem Justiça não há Direito, que sejamos portadores da luz que iluminará os caminhos daqueles que mais precisam”.

Receberam a carteira:

Advogados, Advogadas: Aline Cânepa Chaves Albuquerque Santos, Bruna Cavalcante Soares Bomfim, Flávio Piccoli Neto, Isabella Mendonça Capiberibe, Laise Silva Martelli, Luiz Renato Rodrigues Cavalcante Pereira, Natalia Domingues Coleto, Renata Aguiar Junqueira e Vinícius da Silva Carvalho.

Estagiários, Estagiárias: Dircineia Arruda dos Santos, Elias Bernardino Alves, Francielli Nogueira de Carvalho, Maitê Josetti Souza, Pedro Mendonça Dantas, Thalison Gabriel Ferreira, Tharso Mosqueira de Negreiros Szabo e Victor dos Santos Roza.

Texto: Laura Holsback / Fotos: Gerson Walber

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui